standvirtual.com O Nº 1 em Carros Vender Veículo

Onde e como pode carregar carros elétricos?

como carregar carros eletricos

O número de veículos eléctricos vendidos em Portugal tem vindo a aumentar diariamente. Consequentemente, há uma maior necessidade e curiosidade em saber como podemos carregar os carros eléctricos.

Comparativamente com os veículos que funcionam por combustão, ou seja, que são movidos a combustíveis fósseis, os carros eléctricos apresentam uma debilitada infraestrutura de carregamento.

Para além da sua baixa autonomia, encontrar um local para carregar carros eléctricos pode ser uma verdadeira dor de cabeça.

Actualmente, nem todas as pessoas podem simplesmente ser proprietárias de um veículo eléctrico (VE). Por exemplo, quem mora num 6º andar e não tem garagem, dificilmente achará um VE uma opção viável. E mesmo para quem mora num rés-do-chão e não tem garagem, também não é muito prático, nem seguro, passar o cabo para o carregamento através de uma janela.

Independentemente das escolhas e dificuldades de cada um, vamos explicar-lhe tudo sobre o carregamento dos carros eléctricos.

Carregar carros eléctricos: tudo o que precisa de saber


postos de carregamento de carros eletricos

1. Onde carregar carros eléctricos?

Uma das primeiras e principais perguntas é: “onde posso carregar o carro?”.

Existem diferentes procedimentos para carregar carros eléctricos. E locais também.

Assim, os VE podem ser carregados de 3 formas:

  1. em casa através de uma tomada doméstica
  2. em casa através de uma wallbox
  3. na rua através de postos de carregamento da rede MOBI.E

Já se encontra em fase de testes o carregamento por indução, uma opção mais rápida e sem fios, mas esta só estará disponível dentro de 3 a 4 anos.

1.1. Em casa – tomada doméstica

Através de uma simples tomada doméstica de 10A, é possível realizar o carregamento de um VE.

No entanto, o tempo de carregamento é muito elevado. Por exemplo, através deste meio, o Renault Zoe E.V. 40, com uma bateria de 41 kWh e mais de 300 km de autonomia, demora cerca de 25h até ter a carga completa.

A autonomia dos VE tem vindo a crescer. Mas tal como a autonomia, também o tempo necessário para atingir a carga total tem aumentado.

Assim, uma simples tomada doméstica não se revela como uma boa opção.

1.2. Em casa – Wallbox

Para quem carregar o carro em casa é essencial e muito recomendável a aquisição de uma wallbox.

A wallbox é um posto de carga doméstico que permite reduzir bastante o tempo de carregamento.

Pode ser adquirida no fabricante do VE, ou em empresas fornecedoras deste produto que instalarão em sua casa a wallbox indicada para o seu carro e casa.

1.3. Na rua – Postos de carregamento eléctrico Mobi.E

Actualmente, a rede pública da Mobi.E conta com mais de 1250 pontos de carregamento.

A Mobi.E é a entidade que centraliza a gestão da rede de fornecedores.

Esta rede conta com postos normais de 3,7 kVA, semi-rápidos de 22 kVA, e rápidos 43 kVA.

Estes últimos, que podem ser encontrados, maioritariamente em áreas de serviço de autoestradas, carregam as baterias até um máximo de 80% em cerca de 20-30 minutos. Pode consultar esta lista de postos da Mobi.E. no site da empresa.

2. Quais são os custos?

2.1 Conceitos

Os custos de carregamento de um veículo eléctrico não são fixos. Estes podem variar de acordo com diversos factores, que explicaremos posteriormente.

O dia 1 de Novembro de 2018 foi o ponto de viragem no que toca ao custos de carregamento. Até esta data, o abastecimento na rede pública da Mobi.E era gratuito.

A partir desta data, deixou de o ser (pelo menos integralmente).

Antes de passarmos aos custos do carregamento, é importante clarificar alguns aspectos:

  • Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE): são assim designados os indivíduos que possuem um VE e utilizam a rede pública da Mobi.E
  • CEME (Comercializadores de Energia de Mobilidade Eléctrica): conjunto de empresas fornecedoras de energia e que têm oferta comercial para a mobilidade eléctrica

2.2 Contratos comerciais e operadores no mercado

Para um UVE conseguir carregar o seu carro na rede pública Mobi.E, precisa de efectuar um contrato com um CEME e obter o respectivo cartão.

O contrato com o CEME pode assumir várias formas comerciais: um custo estipulado por cada KWh de energia consumida, independentemente do tipo de ponto de carregamento, um pacote de energia, ou um preço mensal fixo.

Pode carregar o seu carro em qualquer ponto de abastecimento, independentemente de ser operado, ou não, pelo CEME com o qual celebrou contrato.

Independentemente do operador, o custo do abastecimento será sempre aquele que contratualizou com o seu CEME.

Depois de esclarecidos estes aspectos, vamos analisar os custos do abastecimento na rede pública da Mobi.E.

Deve ser feita uma pesquisa acerca da oferta comercial de cada CEME, e optar por aquele que lhe oferecer a melhor oferta possível.

Os CEME a operar, actualmente, no mercado português são: EDP Comercial, GALP Power, PRIO.E e GRCAPP.

2.3 Taxas de carregamento e outras condicionantes

Para além do custo de abastecimento contratualizado com o CEME, os operadores de cada posto de abastecimento são livres de definir uma taxa de operação do posto.

Assim, os operadores podem cobrar a activação do serviço, delimitar o tempo disponível para o carregamento ou a quantidade de KWh debitados, ou ainda criar uma oferta conjugando estas três variáveis.

Estas taxas podem variar tendo em conta a procura, ou seja, em postos muito procurados e utilizados, estas taxas serão mais elevadas. Isto é uma forma das empresas garantirem a rentabilidade do serviço.

Os operadores são obrigados a anunciar e a disponibilizar de forma bem explícita e visível os valores praticados pela taxa de operação e respectivos acréscimos, quando aplicáveis.

2.4 Postos de carregamento gratuitos

No entanto, existem ainda vários postos de carregamento “normal” onde o carregamento continua integralmente gratuito, ou seja, o UVE não paga nada ao seu CEME, nem qualquer taxa ao operador do posto de carregamento.

Para saber quais os postos gratuitos e quais as taxas aplicadas pelos diferentes operadores, consulte, com regularidade, o site da Mobi.E. Mas tenha em atenção que os valores praticados podem variar com muita frequência.

2.5 Tarifas especiais domésticas

É também já bastante alargada a oferta das empresas de electricidade no que diz respeito a carregamentos de VE em casa.

Cada vez mais, as empresas oferecem descontos na factura a pensar precisamente na necessidade de carregar carros eléctricos.

Reveja o seu contrato de electricidade doméstica e escolha a opção que lhe garanta mais vantagens.

3. Quanto tempo demora o carregamento?

carregar um carro eletrico

Depende. São vários factores que entram nesta equação.

Sabemos que esta, certamente, não era a resposta que estava à procura. Mas, vamos explicar-lhe melhor.

O tempo de o carregamento depende do:

  • modelo do carro em questão
  • método de carregamento (em casa na tomada eléctrica; em casa na wallbox; na rua num posto normal; ou na rua mas num dos postos mais rápidos)
  •  estado de carga da bateria

O que lhe podemos dizer é que se o carro tiver pouca carga e se o pretender carregar em casa numa tomada eléctrica, vai ter de esperar umas boas longas horas (pode passar as 15 horas).

Se quiser uma solução mais rápida em casa, a wallbox é o que procura. Esta solução pode reduzir o tempo de carregamento em até 80%.

Na rua para além da solução mais comum, também, pode encontrar postos de carregamento rápidos, que carregam as baterias até 80% da capacidade em 20 a 30 minutos.

4. Cartão universal para carregamentos: vale a pena?

Sim, sem dúvida.

Ainda existem postos de carregamento gratuitos, aos quais pode aceder simplesmente com o Cartão emitido pela Mobi.E.

Se quiser utilizar um dos postos de carregamento com custo associado, aí sim, não tem outra solução a não ser realizar um contrato com um dos CEME a operar no mercado.

5. 9 Passos para carregar carros eléctricos nos postos Mobi.E

  1. Desloca-se até um posto de carregamento Mobi.E
  2. Passe o cartão no posto
  3. Seleccione o carregamento
  4. Escolha a tomada
  5. Ligue a ficha ao veículo – e o carregamento é iniciado
  6. Quando quiser terminar, passe o cartão no posto
  7. Seleccione a opção terminar carregamento
  8. Retire a ficha do veículo
  9. Pode seguir viagem!

Leia também:

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h