standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

7 carros clássicos que vale a pena investir

Carros classicos que vale a pena investir

Apresentamos-lhe 7 carros clássicos que vale a pena investir. Entenda o potencial destes modelos e os motivos que os levarão a valorizar no futuro.

Comprar carros clássicos é, sem dúvida, um sonho para qualquer apaixonado por automóveis, mas se conseguirmos realizar esse sonho e ao mesmo tempo fazer um grande negócio? Isso seria a cereja no topo do bolo, mas avaliar o potencial futuro de um carro clássico é sempre uma incógnita.

Antes demais, comecemos por entender o que é um carro clássico. Segundo o ACP (Automóvel Clube de Portugal), entidade que certifica os clássicos em Portugal, um carro clássico é algo que não passa de moda, devido às suas características intrínsecas de qualidade (técnica e estética), à sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, à sua relevância afectiva (carisma).

Posto isto, um carro clássico pode ser um carro relativamente recente, ou um carro bastante antigo, havendo relativa ambiguidade neste conceito.

Conheça então 7 exemplares de carros clássicos que vão valorizar (e de que forma!) nos próximos anos.

Carros clássicos que vão valorizar: Conheça 7 modelos


1. Porsche 911 (993)

Carros classicos que vale a pena investir porsche

Em 1963, no Salão Automóvel de Frankfurt, a Porsche apresentou ao mundo aquele que seria, até aos dias de hoje, o seu modelo de maior sucesso: o Porsche 911. Uma verdadeira obra prima, projectada por Ferdinand Alexander Porsche, neto do fundador da marca.

Hoje em dia, o Porsche 911 (em todas as gerações), conta já com perto de 900 000 unidades vendidas, no entanto, há uma versão algo mais “especial” dos 911 e que se tem destacado mais do que as outras, fazendo com que o seu valor tenha subido ao longo dos anos: falamos da versão 993 do Porsche 911, fabricada entre 1993 e 1998 e que substituiu o Porsche 964.

Este Porsche é ainda considerado nos dias de hoje, um carro bastante rápido, com algumas das comodidades mínimas exigidas para um carro moderno, mas o facto de já ser relativamente antigo constitui este exemplar numa raridade.

O motor debitava 280 cavalos, extraídos de um 6 cilindros, boxer, e atingia os 280 km/h de velocidade máxima, despachando os primeiros 100 km/h em menos de 5 segundos.

Este carro estava disponível em versões de tracção integral, e é considerado o último verdadeiro Porsche 911, por ser o último carro desta geração com o motor arrefecido exclusivamente por ar.

2. BMW M3 E30

Carros classicos que vale a pena investir bmw

O BMW M3 E30 é considerado por muitos o melhor BMW alguma vez construído. A história deste carro está totalmente ligada à competição, daí o pedigree tão desportivo deste modelo. A BMW tinha fome de sucessos no desporto automóvel e queria com todas as forças conquistar o título do DTM, campeonato alemão de turismo, onde apenas os construtores alemães podem competir.

A Mercedes dominava este campeonato com o Mercedes 190 W201, e um dos requisitos para poder competir no DTM é que devem ser vendidos um determinado número de carros para que este possa ser homologado para as corridas.

Foi então que a BMW decidiu produzir e comercializar o primeiro M3 e este não só se tornou num dos melhores carros de estrada de que há memória, como também conseguiu pôr um fim ao domínio da Mercedes, dando origem a uma das lutas mais importantes da história do desporto motorizado.

3. Ferrari F355 (Caixa manual)

Carros classicos que vale a pena investir ferrari

Especialistas afirmam que os Ferrari com caixa manual serão os carros com maior potencial de valorização dos próximos anos, e tudo isto tem uma explicação simples: A partir de meados dos anos 2000, a Ferrari deixou de produzir caixas manuais, e todos os seus modelos passaram a ser automáticos ou sequênciais, e para os mais puristas e verdadeiros amantes da condução, não há nada como um carro potente com uma caixa manual acoplada.

Actualmente, o Ferrari F355 é um dos Ferrari mais baratos que pode comprar, e como tal, este é o carro que terá maior potencial para valorizar nos próximos anos, sendo por isso um carro que deve considerar caso esteja a pensar fazer um bom investimento.

4. Volvo P1800

Carros classicos que vale a pena investir volvo

O Volvo P1800 não só é um dos carros mais bonitos de sempre, como também marca um capítulo muito particular na história da Volvo: este foi o primeiro carro com pedigree desportivo da marca sueca a atingir sucesso mundial.

Tinha uma aerodinâmica bastante aperfeiçoada para a sua época, e apesar de ter sido produzido entre 1961 e 1972, este modelo já era capaz de superar os 200 km/h.

Recentemente foi notícia por um modelo ter percorrido mais de 5 milhões de quilómetros e que foi considerado o carro com mais quilómetros em todo o mundo, o que mostra o verdadeiro potencial e fiabilidade deste carro, sendo por isso um dos modelos que deverá valorizar nos próximos tempos.

5. Mercedes SL

Carros classicos que vale a pena investir mercedes

A classe SL é uma das mais antigas e mais prestigiadas da Mercedes, mas os modelos em questão que aqui falamos são o Mercedes SL R107 e R129.

Esta geração, lançada em 1989, tinha motores de 6, 8 e 12 cilindros, elevada qualidade de construção e opções cabrio e coupe. Para os aficionados da Mercedes, qualquer um destes SL R129 serão um investimento seguro. No entanto, para quem analisa o mercado automóvel como um verdadeiro negócio, a geração anterior, a R107, tem um carisma inegável e há quem aponte este como outro dos carros clássicos em que vale a pena investir nos próximos anos, mais ainda do que no R129.

6. Land Rover Defender

Carros classicos que vale a pena investir land rover

Para os amantes do “off-road“, poucos carros são comparáveis a um Land Rover no que toca a habilidades fora de estrada, sobretudo quando falamos de um Land Rover Defender.

Este modelo iniciou a sua produção em 1983, e ao longo das gerações poucas alterações estéticas foram feitas. Entre 1983 e 2016, mais de 2 milhões de unidades foram produzidas e o último Defender produzido foi vendido em leilão por mais de 400.000€.

Por ser tão intemporal e robusto, este carro manteve praticamente o seu preço desde o primeiro dia e, apesar de não ser barato, é um dos clássicos mais procurados no nosso país.

7. Audi RS2

Carros classicos que vale a pena investir audi

A Audi RS2 foi a pioneira das carrinhas familiares de performance. Foi desenhada para ser rápida. Muito rápida. Atingia os 100 km/h em apenas 4.8 segundos, o que na sua altura era mais rápido do que um Ferrari ou um Maserati, carros claramente focados na performance, mas que eram envergonhados por esta carrinha familiar.

A RS2 Avant tinha a particularidade de partilhar vários componentes com os Porsche 911, fruto da parceria entre as duas marcas. O próprio motor era um 5 cilindros de 315 cavalos de potência, desenvolvido também pela Porsche.

Apenas foram produzidos menos de 3000 exemplares desta carrinha, o que a torna num dos mais exclusivos modelos da Audi, e por consequência, um dos carros clássicos que vão valorizar nos próximos tempos.

Leia também:

7 carros clássicos que vale a pena investir
3 (60%) 4 votos
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h