standvirtual.com Vender Veículo

Conheça os carros mais económicos a gasóleo

Carros mais económicos gasóleo

Desde meados de 2015, com o escândalo da manipulação das emissões poluentes em milhões de motores de carros a gasóleo, a procura por mecânicas Diesel abrandou de forma expressiva. Razões técnicas que sustentem o fenómeno? Nenhumas. Sobretudo com a introdução de uma nova geração de motores, com sistemas muito modernos de descontaminação dos gases de escape. Mesmo os carros mais económicos a gasóleo poluem o ar com óxidos de nitrogénio (NOx) mas, quando comparados com os motores a gasolina, produzem menos emissões de CO2 e têm sempre vantagem no que respeita ao consumo.

Na lista abaixo, mostramos cinco automóveis que percorrem cerca de 100 quilómetros com menos de 5 litros de combustível no depósito.

Conheça os 5 carros mais económicos a gasóleo

Peugeot 208 1.5 BlueHDI

Peugeot 208 gasóleo Standvirtual

O Peugeot 208 é um ótimo exemplo de um carro económico a gasóleo. Beneficiou recentemente da introdução de uma geração 100% nova, a segunda desde o seu lançamento, em 2012, quando arrancou para uma performance comercial interessantíssima, ultrapassando a barreira do milhão de unidades na Europa. E a imagem moderna não explica tudo. O utilitário francês é popular porque é, também, um dos mais competentes da sua categoria, estatuto que pretende reforçar com a adoção de novos equipamentos e gama de motores mais eficientes. Entre estes, o Diesel 1.5 de 100 cv, que é o mais económico atualmente no mercado, cumprindo bem na utilização citadina e mostrando apenas algumas limitações em autoestrada, pedindo-se velocidades de cruzeiro superiores para não ter de se engrenar a 5.ª velocidade nas subidas mais pronunciadas.

 

Veja todos os Peugeot 208 a gasóleo disponíveis no Standvirtual

 
Renault Clio Blue dCi

Renault CLIO gasóleo

Tal como o arquirrival 208, a Renault também promoveu uma autêntica revolução na nova geração do Clio, com a adoção de uma nova plataforma, e no interior, muito modernizado, no desenho e nas tecnologias de bordo. Em destaque, o sistema de infoentretenimento, agora controlado a partir de um ecrã digital instalado no centro do tablier, com 7 ou 9,3 polegadas, este último em opção e com navegação integrada. O utilitário francês só não progrediu na habitabilidade. O Clio V mede menos 1,4 cm de comprimento do que o antecessor e é 3 cm mais baixo, sendo que a própria plataforma nova tem menos 6 mm entre eixos do que a predecessora. Na conceção, a marca do losango privilegiou a eficiência, combinando formas compactas e mecânicas modernas. Na gama gasóleo, o motor Blue dCi está disponível nas versões de 85 e 115 cv, como os mesmos valores de homologação para consumos e emissões, tornando-o numa boa opção para quem procura um carro económico a gasóleo.

 

Quanto custa um Renault Clio a gasóleo?

 
Ford Fiesta 1.5 TDCi

FORD FIESTA económico gasóleo

O Fiesta é o utilitário com a melhor relação sensações/preço do mercado e pode ser também combinado com um dos motores a gasóleo mais poupados da categoria. O 1.5 TDCi tem apenas 85 cv, mas bem geridos por uma caixa manual de 6 velocidades (elogia-se a precisão do seletor), com um escalonamento que contribui para a moderação nos consumos, com médias abaixo dos 5 l/100 km, conduzindo sem preocupações. Na atual geração (a 7.ª, desde 1976), o modelo da oval azul só cresceu 4 mm na distância entre eixos, mas a Ford redesenhou a cobertura traseira dos bancos dianteiros e o revestimento da bagageira para descobrir mais espaço para as pernas dos ocupantes nos lugares posteriores.

 
Interessado num Ford Fiesta a gasóleo?

 
Opel Astra 1.5 Turbo D

Opel Astra gasóleo standvirtual

A renovação que a Opel operou no Astra incluiu a introdução de motorizações com reduções de emissões de CO2 de até 21%. No 1.5 Turbo D, os ganhos não são tão importantes, mas o Diesel de 122 cv também ganhou com a adoção de um sistema de tratamento de gases de escape que inclui catalisador de redução seletiva e catalisador de oxidação passiva, injeção de AdBlue e filtro de partículas. A unidade está associada de série a caixa manual de 6 velocidades, que ajuda a explorar a potência contida e os 300 Nm de binário, com a 6.ª demasiado longa a limitar o desembaraço em autoestrada. Na atual geração (K) do modelo familiar compacto, a Opel criou mais 2,8 centímetros na distância ao nível das pernas dos ocupantes dos lugares traseiros para os bancos da frente e 2,6 cm adicionais, em altura ao tejadilho para todos a bordo.

 

Veja os Opel Astra Diesel à venda no Standvirtual

 
Dacia Logan MCV Stepway Blue dCi

Dacia Logan MCV Stepway gasóleo

A mais acessível carrinha do segmento B, também é uma das mais poupadas, dispondo do Diesel Blue dCi de origem Renault, na equilibrada variante de 95 cv. Entre os trunfos, cotas habitáveis de fazer inveja a alguns dos melhores “players” na categoria acima, espacialmente desafogada em comprimento, sobretudo no que diz respeito à capacidade para pernas dos passageiros traseiros, mala com bons acessos e arrumação para uns ótimos 573 litros (mais 50 litros do que na carrinha Mégane!). Nas versões Stepway, além da distância ao solo aumentada em 5 cm, o suficiente para encarar estradões de terra batida com outro à vontade, há as habituais aplicações laterais em plástico que protegem a carroçaria de pedradas ou da vegetação mais densa.

 
Procura um Dacia Logan MCV a gasóleo?

 
Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h