standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Serão estes os 7 carros mais feios de sempre?

Carros mais feios

O conceito de beleza é relativo, mas há carros que são verdadeiros atentados à beleza automóvel. Partilha desta lista dos 7 carros mais feios de sempre?

Já diz o velho ditado: “gostos não se discutem”. É verdade, mas mesmo que na sua opinião existam carros ainda mais feios, estes que aqui lhe apresentamos figurarão para sempre entre alguns dos carros mais feios da história. Se alguns carros conseguem ser verdadeiras obras de arte, verdade é que outros conseguem ser exactamente o oposto, e os números de vendas quase sempre falam por si mesmo.

Tal como no mundo da música, do design, e de todas as artes em geral, também na industria automóvel muitos construtores só querem chamar a atenção e serem notícia, qualquer que seja o motivo, seja ele bom ou mau. Alguns destes carros que aqui lhe apresentamos não foram mais do que “golpes de marketing”, criados com um só propósito: gerar “buzz”. Todos sabemos que, sobretudo no mundo dos carros, ser apenas “mais um” não é suficiente.

Conheça então aqueles que são, para nós, os 7 carros mais feios de sempre, mas que ainda assim, deixaram o seu legado na história automóvel (ainda que não necessariamente pelos melhores motivos).

7 carros mais feios de sempre


1. Lancia Thesis

Carros mais feios thesis

O Lancia Thesis foi um modelo destinado ao mercado executivo lançado pela já praticamente extinta marca italiana, e foi produzido entre 2002 e 2009. A Lancia, apesar de ter feito criações como o mítico Delta Integrale, ficou conhecida sobretudo por lançar alguns dos modelos mais estranhos de sempre, e o número das vendas dos últimos anos baixou consideravelmente, fazendo com que a Lancia deixasse de produzir novos modelos.

Nos dias que correm, a Lancia apenas comercializa um modelo, e somente para o mercado italiano: o Lancia Ypsilon. Apesar de todo o luxo, segurança e conforto que caracterizavam o Lancia Thesis, este era um carro extremamente caro para ser “apenas” um Lancia, o que associado à sua estética (muito) pouco consensual o tornaram num fracasso de vendas.

2. Pontiac Aztek

Carros mais feios aztek

Este é definitivamente um dos carros mais feios de sempre, e no que toca a SUVs, talvez ocupe o primeiro lugar da lista. O Pontiac Aztek era um SUV da marca americana, e o modelo que figura nesta lista foi produzido entre 2001 e 2005. As linhas bizarras da carroçaria do Aztek não deixaram que tivesse expressão significativa no mundo automóvel, não tendo sido sequer comercializado no mercado europeu.

Apesar de tudo, o design (horrível, diga-se de passagem) deste carro tinha uma explicação: ele foi projectado para ser “ás” do todo-o-terreno, e quando um cliente comprava deste carro, era incluída uma tenda de campismo, que juntamente com a mala, seriam o abrigo perfeito dos seus ocupantes durante a noite. Era sem dúvida um conceito inovador mas que, feliz ou infelizmente, não vingou.

3. Renault Vel Satis

Carros mais feios vel satis

Quando foi lançado em 2001, o Renault Vel Satis assumia-se como o veículo “topo de gama” da Renault. No entanto, os mais de 40 000€ de preço base e design arrojado e menos convencional não convenceram o público das potencialidades deste modelo que representou um prejuízo total de 1,15 mil milhões de euros para a Renault, o que significa que cada unidade vendida do Ver Satis representou um prejuízo de 18.000€ para a marca francesa.

4. Renault Koleos

Carros mais feios koleos

O Koleos é talvez uma das histórias mais interessantes da Renault e a prova de que quem insiste sempre alcança. A versão original deste SUV da Renault foi lançada em 2007, e foi desde logo um sucesso nos países de leste por ser espaçoso, robusto e muito barato. No entanto, este modelo era “odiado” no restante mercado europeu, até que a Renault decidiu cessar a produção e restruturar o Koleos para que este se tornasse num modelo de sucesso, e assim foi. Hoje em dia, o Renault Koleos é um dos carros mais luxuosos da Renault e um SUV que impõe o seu respeito, sobretudo no mercado nacional.

5. Ssangyong Rodius

Carros mais feios rodius

Há imagens que valem mais do que 1000 palavras não é? A Ssangyong não é conhecida pela maior parte do público português, embora a marca esteja representada no nosso país, e este mesmo modelo tenha sido vendido em Portugal. Este monovolume da modesta marca sul-coreana é considerado, por unanimidade, um dos carros mais feios de sempre. No entanto, a capacidade de transportar 7 pessoas, o nível de equipamento relativamente elevado para a época e o preço acessível tornaram este carro apetecível para muitas famílias mais numerosas. Ainda assim, para nós, não há praticalidade que valha esta traseira…

6. Ssangyong Action

Carros mais feios action

Se o objectivo da Ssangyong era ser conhecida fosse qual fosse o motivo, a verdade é que com o Rodius e o Action tornou-se famosa por ser protagonista de alguns dos modelos mais estranhos de carros alguma vez feitos, ao ponto de quase nos esquecermos que esta marca sul coreana foi a responsável pela criação do mítico Korando, o pequeno SUV que tantos adoram.

O design diferente (para não sermos tão maldosos) e o chassis antiquado e desadequado para um SUV fizeram com que este modelo não tivesse qualquer rolo de importância na indústria automóvel. Nem mesmo pelo facto deste SUV estar equipado com um motor Mercedes (um dos motores diesel mais fiáveis e duradouros de sempre) fez com que este carro fosse um sucesso.

7. Fiat Multipla

Carros mais feios multipla

Embora a ordem pela qual apresentamos os modelos desta lista não tenha uma razão concreta, este carro dificilmente não leva o troféu de “carro mais feio de sempre”. O Fiat Multipla não é bonito, e isto é um dado adquirido. No entanto, quem o conduz afirma categoricamente que este é um dos carros mais confortáveis e práticos de sempre. Aliás, este foi um dos únicos automóveis a ter as honras de ter uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, no distante ano de 1999. Curiosamente nesse mesmo ano foi galardoado com o prémio “carro do ano” pelo famoso programa britânico de automóveis “Top Gear”. Mas, terá sido ironia? É que nesse mesmo dia, em que foi considerado o melhor carro do ano, foi considerado o carro mais feio de sempre, exactamente pelos mesmos apresentadores.

Este bizarro veículo era o único na sua altura com 6 lugares (3 à frente e 3 atrás), com ampla visibilidade para o exterior e motorizações ajustadas. Além disso, o preço era considerado muito acessível, o que o tornava ideal para as famílias. Mas o design… Quem diria que o país de onde saíram os F40, F50, Testarrossa, Diablos e Countach seria também capaz de produzir isto.

Leia também:

Serão estes os 7 carros mais feios de sempre?
5 (100%) 1 voto
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h