standvirtual.com Vender Veículo

Quais são as categorias da Carta de Condução?

Categorias carta de condução

A larga maioria preocupa-se apenas em ter o B assinalado na Carta de Condução, letra que habilita o seu portador a conduzir automóveis ligeiros. Para a conseguir, o candidato terá de ter mais de 18 anos, ficando ainda automaticamente autorizado a manobrar quadriciclos pesados, que correspondem à categoria B1, ciclomotores e motociclos até 50 cm3, motocultivadores com reboque, tratocarros e máquinas industriais até aos 2500kg e quadriciclos ligeiros (categoria AM) e veículos agrícolas das categorias I e II e máquinas industriais ligeiras. Além disso, o condutor com categoria B com mais de 21 anos pode ainda assumir as rédeas de triciclos a motor com potência superior a 15KW; mais de 25 anos dá direito a conduzir veículos da categoria A1 (motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e potência até 11kW).

No entanto, não é preciso atingir a maioridade para circular na estrada. Aos 16 anos, é possível candidatar-se às categorias B1, AM e A1. A primeira inclui quadriciclos pesados; a segunda permite conduzir ciclomotores e motociclos até 50 cm3 e motocultivadores com reboque, tratocarros e máquinas industriais até aos 2500Kg e quadriciclos ligeiros; a terceira admite andar com motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e potência até 11Kw, triciclos com potência máxima até aos 15kW e os veículos da categoria AM – com uma exceção: não podem acoplar carro lateral.

Para os amantes das duas rodas, porém, os 18 anos trazem a possibilidade de conduzir veículos mais potentes, passando a ter acesso à categoria A2, que, além dos previstos nas duas anteriores, inclui motociclos de potência até 35kW. No entanto, para colocar um carro lateral em motociclos ou para conduzir triciclos é necessário registar na Carta de Condução a categoria A, à qual se tem acesso apenas aos 24 anos.

 

Veja todas motas 125 cc disponíveis no Standvirtual.

 
Pesados de mercadorias e de passageiros

Como explicámos logo de início, ter uma carta para conduzir um ligeiro não habilita alguém a conduzir qualquer coisa com volante e rodas. No caso dos automóveis pesados, para poder fazer-se à estrada terá de se inscrever numa categoria específica, dependendo do veículo que se irá ter nas mãos.

Para assumir automóveis pesados de mercadorias, com uma massa máxima autorizada superior a 3500kg e inferior a 7500kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, aos quais pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior 750kg, é necessário obter Carta de Condução com categoria C1, a qual está disponível para maiores de 18 anos. Já a categoria C, que engloba os anteriores e ainda tratores agrícolas ou florestais com ou sem reboque e máquinas agrícolas ou florestais e industriais, só pode ser adquirida depois de completar os 21 anos.

É também aos 21 anos que se pode conquistar o título com a categoria D1, que habilita o seu portador a conduzir automóveis pesados de passageiros com lotação até 17 lugares. Ou seja, com esta categoria pode sair-se em viagem ao volante de veículos a motor concebidos e construídos para o transporte de um número de passageiros não superior a 16, excluindo o condutor, com o comprimento máximo não superior a 8 metros. A estes veículos pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior a 750kg.

Artigo relacionado: As infrações que retiram mais pontos à carta de condução

O acesso à categoria D, que permite conduzir automóveis pesados de passageiros, ou seja, veículos a motor concebidos e construídos para o transporte de um número de passageiros superior a oito, excluindo o condutor, chega só aos 24 anos. A estes veículos pode ser atrelado um reboque com massa máxima autorizada não superior a 750kg

Reboques e semirreboques

A condução de um veículo, ligeiro ou pesado, seja de mercadorias ou de passageiros, com reboque ou semirreboque com mais de 750kg acoplado deve obedecer a regras específicas e enquadra-se em categorias distintas dos demais. Por exemplo, para conduzir veículos acoplados da categoria C1 e reboque ou semirreboque deve-se ter mais de 18 anos e obter a autorização C1E. Esta permite conduzir os conjuntos de veículos acoplados, compostos por um veículo trator da categoria C1 e reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada superior a 750kg, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda as 12 toneladas. Para um veículo trator da categoria B, o reboque ou semirreboque pode exceder os 3500kg, com um máximo do conjunto de 12.000kg.

Entre os pesados, se se pretender acoplar um reboque ou semirreboque com mais de 750kg a um veículo trator da categoria D1, é necessário ter mais de 21 anos. A classe D1E permite ainda conduzir conjuntos de veículos acoplados da categoria BE e máquinas industriais acopladas com massa máxima autorizada entre 3500 e 7500kg, compostos por um veículo trator e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada até 750kg.

Por fim, a categoria DE, para maiores de 24, habilita a conduzir conjuntos de veículos acoplados, compostos por veículo trator da categoria D e reboque com massa máxima autorizada superior a 750kg; conjuntos de veículos acoplados da categoria BE, máquinas industriais acopladas com massa máxima autorizada entre 3500 e 7500kg, compostos por um veículo trator e um reboque ou semirreboque com massa máxima autorizada até 750kg; e conjuntos de veículos acoplados da categoria D1E.


Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h