standvirtual.com Vender Veículo

E as cidades com mais trânsito são…

Cidades com mais trânsito

Um dos problemas que as grandes cidades enfrentam é o trânsito, situação capaz de causar enormes distúrbios e até fazer com que as operações de alguns setores simplesmente congelem. Foi o que aconteceu em Pequim, em agosto de 2010, onde foi registado o episódio da maior fila: cem quilómetros de trânsito compacto, com milhares de pessoas presas na estrada durante 12 dias… E tal não se deveu a nenhum acidente – nem tão pouco a condições meteorológicas difíceis, como muita chuva ou nevoeiro –, mas simplesmente ao excesso de carros a percorrer aquela via. De tal forma que o fornecimento de algumas matérias-primas ficou condicionado e vários ofícios viram a sua atividade posta em causa.

O incidente levou a que a China olhasse para o trânsito com mais atenção e, uma década depois, o inusitado não se voltou a repetir. Aliás, a capital do país, de acordo com a lista das cidades do mundo com mais trânsito, compilada pela TomTom, a fabricante de sistemas de navegação para automóveis, ficou em 51º lugar em 2019.

Na primeira posição, encontramos Bangalore, capital do estado de Karnataka, no Sul da Índia, e centro nevrálgico de empresas de tecnologia. De acordo com a TomTom, o tempo médio passado no trânsito, ao longo do ano de 2019, daria para tricotar 61 gorros e 11 camisolas.

 

Procura um citadino? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
No vermelho, isto é, com um nível de congestão do trânsito superior a 50%, estão ainda as cidades de Manila (Filipinas), Bogotá (Colômbia), Mumbai e Pune (Índia), Moscovo (Rússia), Lima (Peru), Nova Deli (índia), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia), Banguecoque (Tailândia), Kiev (Ucrânia), Cidade do México (México), Bucareste (Roménia) e Recife (Brasil).

Na União Europeia, a seguir a Kiev, as piores cidades são a irlandesa Dublin, com um nível de congestão de 48%, Odessa, também na Ucrânia, com 47%, e Lódz, na Polónia, também com 47% de congestionamento.

Lisboa, a cidade portuguesa com mais trânsito

Por Portugal, Lisboa ocupou, em 2019, a 81ª posição entre as cidades com mais trânsito no mundo, com uma taxa de congestão de 33%, o que reflete um aumento face ao período homólogo. De acordo com a TomTom, o dia do ano com mais trânsito foi o 19 de dezembro, que calhou a uma quinta-feira. Nesse dia de pleno período natalício, a taxa de congestão atingiu os 68%. Já o dia com menos trânsito foi o 3 de março, com uma congestão de apenas 9%.

De acordo com a análise da TomTom, os períodos mais complicados para circular nas estradas lisboetas são os entre as 8h e as 9h da manhã e as 17h e 19h. Às sextas, entre as 18h e as 19h, segundo os dados recolhidos, é particularmente mais difícil, com a congestão média a atingir os 80%.

Artigo relacionado: Combustível de marca branca: poupança ou risco?

Tudo somado, o tempo perdido nas filas de trânsito da capital lusa salda-se em 163 horas, o que corresponde a quase sete dias, tempo suficiente para ler o “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust, ou para tricotar sete camisolas.

Lisboa não é a única cidade portuguesa a surgir na listagem da TomTom. O Porto, por exemplo, ocupa o 109º lugar, com uma média de congestão anual em torno dos 31%. Já Braga ocupa a 334.ª posição, com apenas 18%, o Funchal encontra-se no lugar 351, com 17%, e Coimbra aparece em 375º, com 15%.

Uma curiosidade: uma das cidades com menos trânsito ao longo do ano de 2019 situa-se na vizinha Espanha. Cádis, na costa Sul do país, apresentou um nível de congestão de apenas 10%, sendo que, no seu pior dia do ano, não foi além dos 24%. Um alívio para os residentes, mas uma oportunidade perdida para as prendas de natal. É que as 23h passadas a mais no trânsito ao longo de um ano inteiro talvez dê para uma camisola de lã, mas só se esta for de execução extremamente simples…


Leia também:

Os 5 carros a gasolina mais económicos em Portugal

Conheça os carros mais económicos a gasóleo

4 citadinos usados até 10.000€

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h