standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

5 coisas que aumentam o consumo de combustível

saiba coisas que aumentam o consumo de combustível

Acha que o seu carro está a consumir mais do que devia? Conheça 5 coisas que aumentam o consumo de combustível e descubra como pode reduzir esses valores.

É frequente pensarmos que o consumo de combustível é afetado apenas pela potência do carro ou pelas circunstâncias do terreno. Mas sabia que existem muitas outras coisas que aumentam o consumo de combustível?

Não, neste artigo não lhe vamos dizer o óbvio. Todos sabemos que circular com velocidade excessiva são fatores que aumentam consideravelmente os consumos de combustível e, também, os riscos e perigos na sua condução.

Queremos ir um pouco mais além e dar-lhe conselhos úteis para que possa pôr em práctica e começar não só a reduzir os custos de manutenção do seu automóvel, como também a aumentar a sua segurança.

Conheça, então, alguns dos factores que aumentam o consumo de combustível do seu automóvel.

5 coisas que aumentam o consumo de combustível (e, talvez, desconheça)


atestar veículo

1. Utilizar a pressão incorreta nos pneus

Não utilizar a pressão correta nos pneus do seu carro aumenta o consumo de combustível de forma considerável.

Se utilizar uma pressão demasiado baixa no pneu, este estará “abatido” e haverá maior superfície em contacto com a estrada, causando mais atrito e obrigando o motor do seu carro a mover mais massa, gastando logicamente mais combustível.

Dependendo do carro em questão e da quantidade de carga que costuma transportar, os pneus deverão ser enchidos com uma determinada pressão, recomendada pelo fabricante e expressa no manual de instrucções do seu automóvel.

Caso não consiga encontrar estas informações, poderá utilizar uma pressão “standard”, adequada à maior parte dos carros de dimensões médias. Encha os pneus do seu carro com pressões entre 2.2 ou 2.4, utilizando o valor mais baixo se circular sozinho e com pouca carga ou o valor mais alto se circular com mais passageiros e muito volume de carga.

2. Circular com a direcção desalinhada

Por uma questão de segurança, os pneus de cada eixo não podem ser totalmente paralelos. Para haver maior aderência dos pneus à estrada, estes têm que ter uma certa convergência.

Esse ângulo de convergência é anunciado sempre pelo fabricante, mas com o rodar do pneu e as constantes quedas em buracos e toques em passeios, este ângulo de convergência vai-se alterando e, eventualmente, se não for corrigido, poderá fazer com que as rodas do seu carro estejam a “puxar” quase tanto para dentro como para a frente, aumentando drasticamente o consumo de combustível e, também, acelerando o processo de desgaste do pneu.

Por segurança, a direcção deve ser alinhada e os pneus calibrados a cada 10 mil quilómetros ou cada vez que trocar de pneus.

3. Circular com o ar condicionado ligado

Acreditou-se durante muitos anos, mas está mais que provado, que circular com as janelas abertas não faz com que o carro consuma mais combustível do que circular com ar condicionado ligado.

O arrasto criado pelas janelas abertas, quando circula num carro dentro dos limites de velocidade (mesmo em auto-estrada), é insignificante quando comparado com a perda de potência que a utilização do ar condicionado provoca.

Estima-se que a utilização do ar condicionado num carro, dependendo da sua intensidade, faça um motor “perder” entre 3 a 5 cavalos de potência disponível. Embora isto possa parecer pouco, se estiver numa subida em plena auto-estrada e num carro mais “modesto” a 120km/h, ter o ar condicionado ligado poderá fazer com que tenha que circular com o pé a fundo e, mesmo assim, perca velocidade. Ao passo que se decidir abrir o vidro, talvez consiga manter esta velocidade, utilizando menos aceleração e consumindo, assim, menos combustível.

4. Ter os filtros sujos

Circular no seu carro com os filtros de ar ou gasóleo sujos é uma das coisas que aumenta o consumo de combustível.

Isto acontece porque um filtro é, no fundo, um papel com pequenos poros que permite que o ar ou o combustível (no caso) circulem livres de impurezas entre um compartimento do motor e o outro.

Se o filtro do ar do seu carro estiver sujo, menor será a quantidade de ar admitida no motor, logo menor será o poder de combustão e, por consequência, menor será a potência admitida, obrigando-o a exigir mais do motor, gastando mais combustível.

Se o filtro de gasóleo estiver sujo, o combustível não conseguirá chegar em tanta quantidade à câmara de combustão, não permitindo a correcta carburação, originado também falhas de potência e obrigando-o a exigir “horas extra” de trabalho ao coração do seu automóvel, fazendo com que este consuma bastante mais combustível do que deveria.

5. Circular com peso desnecessário

Sabe aquela ferramenta pesada que transporta na bagageira do seu carro e está lá esquecida há vários meses? Sabe aquelas revistas todas guardadas no banco de trás do seu automóvel? E aquele lixo todo acumulado nas portas? Pois bem, saiba que se se livrar de todas essas “tralhas” estará a reduzir peso ao seu carro e, por consequência, a poupar combustível.

As marcas gastam milhões de euros todos os anos a tentar reduzir ao máximo o peso dos seus automóveis, por que razão deveríamos nós querer aumentar o peso do nosso carro transportando objetos desnecessários?

E, já agora, aqui fica outra dica: Para quê circular com o tanque cheio, se não precisar de fazer uma deslocação muito grande? Tal também representa peso desnecessário e estamos a falar de 30kg ou 40kg a mais que não precisava de transportar.

Em condições de pressão e temperatura normais, um litro de combustível equivale praticamente a 1kg e um tanque cheio significa que circula com 60kg de peso, só em combustível, que lhe permitem circular cerca de 1000 quilómetros.

Mas, quantos de nós é que circulamos 1000 quilómetros numa semana? Em vez de atestar o depósito, coloque apenas o combustível necessário para circular durante uma semana. Esta poupança ajudá-lo-á a reduzir os consumos a olhos vistos.

Leia também:

5 coisas que aumentam o consumo de combustível
Gostou deste artigo?
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h