standvirtual.com O Nº 1 em Carros Vender Veículo

Como escolher o Seguro automóvel mais adequado?

Por mais aborrecido que seja pagar o seguro automóvel dos nossos veículos, este é essencial para garantir a segurança do automóvel e das pessoas que nele circulam.

Para além disso, é tão indispensável como obrigatório. Caso um condutor seja apanhado sem seguro automóvel sujeita-se a uma multa entre os 500 e os 2500 euros e fica imediatamente com o veículo apreendido.

Contudo, apesar de parecer um processo complicado, escolher o seguro automóvel mais adequado ao seu veículo é uma tarefa simples e acessível. É apenas necessário equacionar alguns pontos e escolher a melhor cobertura para o automóvel ao valor mais baixo possível, poupando assim uma quantia considerável no orçamento do proprietário.

O que devo ter em conta antes de escolher?

O primeiro passo é pensar na cobertura que o seu automóvel precisa e o que pretende do seguro escolhido. Aqui tudo depende das intenções do proprietário do veículo.

Será que um automóvel antigo, que já desvalorizou e pouco anda, precisa de mais do que um seguro básico de responsabilidade civil? E para o seu automóvel novo com menos de 5 anos, que ainda está a ser pago, será que um seguro automóvel base é suficiente?

Todas estas perguntas apenas podem ser respondidas pelo proprietário, tendo noção de que coberturas automóveis adicionais (mais dispendiosas) são sempre opções que merecem ponderação: proteção contra roubos, danos próprios em caso de choque ou capotamento, quebra de vidros, explosões, incêndios ou catástrofes naturais.

Dicas para escolher o melhor seguro automóvel possível

Já sabe o que pretende? Excelente. Está na hora de comparar seguros.

A recomendação é fazer uma tabela onde facilmente consegue comparar o que cada seguradora oferece para o seu caso e introduzir três variáveis essenciais – o preço do seguro, abrangência da cobertura e condições de promoções oferecidas.

É bom também ter a opinião de outros segurados e dar atenção especial à reputação das seguradoras – nomeadamente no que toca a complicações e assistência a sinistros.

Através de amigos ou uma pesquisa breve por reviews online, conseguimos ter noção da forma como a seguradora gere os seus contactos e resolve problemas. Este ponto deve também ser tido em conta na hora de escolher o seguro automóvel.

Quando a sua lista se resumir apenas a algumas opções, recomenda-se que ligue para as seguradoras escolhidas. Não só consegue ter noção da forma como lidam com os seus clientes, mas também esclarecer pessoalmente informações importantes como os preços das coberturas obrigatória e facultativa, riscos cobertos e excluídos, opções de franquia, a tabela de penalização e bonificação do prémio, ou mesmo em que países a cobertura do seguro automóvel é válida.

Faça uma simulação antes de escolher

Para ter noção de custos e poder negociar com as seguradoras, não há melhor maneira do que simular o seu seguro automóvel.

São várias as ferramentas online que permitem, através dos dados do veículo, obter um valor simulado do que poderá vir a gastar no seu seguro automóvel.

Sem custos associados, estas simulações não exigem qualquer compromisso da parte do proprietário.

E como pagar ainda menos pelo meu seguro automóvel?

Pagar a pronto é uma solução fácil e direta. Apesar de menos confortável, muitas seguradoras apresentam um valor mais baixo de prémio a pagar quando se opta por um pagamento único ao invés do semestral ou trimestral.

A segunda dica para pagar menos de seguro automóvel entra levemente na negociação entre o proprietário e seguradora.

Em alguns casos, o proprietário consegue ter reduções do valor do seguro se agregar vários veículos sob o mesmo seguro automóvel ou efetuar um seguro de vida na mesma seguradora.

Estas opções podem não ser 100% explícitas, mas devem ser questionadas ao medidor de forma direta durante o processo.

Que seguro automóvel devo escolher afinal?

No final de contas, com todos estes pontos em mente e uma visão informada da oferta existente, já pode deliberar tranquilamente, antes de escolher, sobre qual o melhor seguro automóvel para as suas necessidades.

Lembre-se apenas que este trabalho extra no processo de escolha pode resultar em poupanças significativas no seu orçamento e que estas horas gastas a filtrar seguros automóveis, no final do processo, acabarão por compensar.

Tópicos relacionados:
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h