standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Comprar carro em determinadas alturas faz diferença? Fique a saber

Comprar carro em determinadas alturas

Tal como existe a época dos saldos nas lojas de roupa, também pode ser mais vantajoso comprar carro em determinadas alturas do que outras. Saiba porquê.

Saber qual é a melhor altura para comprar carro poderá ajudá-lo a poupar algum dinheiro e trazer-lhe a satisfação de fazer um grande negócio.

Sempre que compra um carro novo, a somar ao valor do carro, há que ter em conta as despesas associadas à manutenção, que vão desde o valor do seguro, aos impostos anuais e à manutenção em si mesmo (revisões e inspecção). Por isso, sempre que puder poupar algum dinheiro extra na compra, a sua carteira será a principal beneficiada.

Tal como as peças de roupa, também alguns carros podem ver o seu preço variar consoante a época do ano. Portanto, saber como funciona o mercado automóvel poderá trazer-lhe grandes vantagens.

Descubra, então, qual é a melhor altura para comprar carro e como poderá poupar alguns preciosos euros, se estiver à procura de um carro novo.

Fique a saber quais as melhores alturas para comprar carro


Comprar carro em determinadas alturas diferenca

1. Final do ano

O final do ano é uma altura particularmente dispendiosa para os agregados familiares. Entre os infindáveis jantares e almoços de Natal e prendas para os mais pequenos, por vezes parece que nem chega a ver o ordenado, quanto mais o subsídio de férias. Contudo, ainda assim, o mês de Dezembro é um dos melhores meses do ano para comprar carro e tudo se resume a números.

Passemos a explicar: os concessionários, apesar de pertencerem às marcas, são entidades individuais e podem adoptar as suas próprias políticas e a cada concessionário é atribuído um número de automóveis para venda ao público. Posteriormente, por uma questão de ranking e de importância de cada concessionário perante as marcas (para terem mais relevância e terem assim acesso aos melhores clientes e às grandes novidades), os concessionários tentam atingir e superar o número de vendas a que se propuseram no início do ano.

Chegado o mês de Dezembro, é hora do concessionário fazer o balanço do ano e vender mais uma dezena de carros só irá ajudar nessas contas. Por isso, é frequente os stands fazerem grandes descontos nos modelos expostos (que, geralmente, são modelos muito bem equipados).

Se está à procura de carro e acha que merece uma prenda mais generosa, espere então pelo Natal e poupe vários milhares de euros.

2. Fim de linha

Com o rápido avanço da tecnologia, os carros ficam desactualizados em muito pouco tempo e as marcas, cada vez mais, se vêem obrigadas a lançar modelos novos e totalmente renovados, quer no interior, quer no exterior, em curtos períodos de tempo.

Antigamente, carros como o Volkswagen Carocha, o Renault 5 ou o Mini eram vendidos durante mais de 20 anos, sem qualquer alteração. Porém, hoje em dia, a grande maioria das marcas lança um novo modelo a cada 5 anos, sensivelmente, sendo que ao final do segundo ano de produção é lançado um “face-lift“, que promove algumas alterações superficiais ao modelo, as quais ajudam, sobretudo, a manter o modelo actual no mercado.

Sempre que é anunciado um modelo novo, este demora sempre alguns meses até ser lançado. Todavia, a partir desse momento, o modelo em vigor é considerado um “fim de linha” e, caso haja um stock de carros produzidos relativamente elevado, as próprias marcam lançam campanhas e promoções para acelerar as vendas dos últimos modelos.

Se quer mesmo ter um carro 0km, faça uma breve pesquisa de mercado e tente averiguar qual o próximo modelo a receber um sucessor. Dirija-se a um stand e poderá confirmar que vai encontrar um desconto fenomenal nos modelos “fim de linha”, que poderão ascender, por vezes, aos 5000€.

3. Durante o Inverno

Poderá achar estranho, mas o Inverno é uma excelente altura para comprar carros, sobretudo se estiver à procura de descapotáveis.

Durante os meses mais frios, ninguém pensa em andar pela estrada com a capota aberta, mas assim que chegam os meses mais quentes, practicamente todos se imaginam a circular numa marginal ao volante de um descapotável e os stands sabem que existem os mais afortunados que, assim que vier o sol, irão tentar cumprir os seus sonhos.

Tudo isto se baseia na lei da oferta e da procura: como há mais procura no Verão, os preços dos descapotáveis sobem nessa estação do ano. Os que não são vendidos no Verão, para não ficarem mais 1 ano à espera no concessionário, os vendedores preferem abdicar de parte do seu lucro, para libertarem espaço para receberem outros carros que terão maior procura durante todo o ano.

4. Lançamentos

É frequente, durante os lançamentos de automóveis, as marcas oferecerem uma campanha especial de lançamento que contempla a oferta de vários níveis de equipamento e, também, um maior desconto no preço inicial do veículo ou, então, um valor bastante maior pela retoma do seu automóvel.

Algumas marcas, como o caso da Mercedes Benz, sempre que lança um automóvel novo e durante o primeiro ano de producção, oferece aos seus clientes um elevado nível de equipamento e configurações exclusivas para essa versão, distinguindo-as das demais, colocando vários emblemas no carro simbolizando “Edition 1“. Esta tem sido uma tradição nos últimos anos, na Mercedes, e estes carros têm sido mais procurados no mercado de segunda-mão, mantendo assim mais alto o seu valor comercial.

Estar atento a lançamentos poderá também ser uma forma de poupar alguns milhares de euros, na compra de um carro novo.

5. Blackfriday

É já uma tradição antiga nos Estados Unidos da América, em tudo o que é loja de roupa e de produtos electrónicos. Porém, só mais recentemente esta “moda” chegou à Europa e são, cada vez mais, as marcas que aderem à “sexta-feira negra”, que é a última sexta-feira do mês de Novembro.

Este ano foram várias as marcas que aderiram a esta campanha, oferecendo desconto directo em vários modelos ou oferecendo equipamento extra, permitindo-lhe assim gastar menos dinheiro e comprar um carro bastante mais “recheado”. Com a tendência de crescimento do mercado, é de esperar que a Blackfriday se torne uma tradição na indústria automóvel e uma óptima altura para comprar carro novo.

Veja também:

Comprar carro em determinadas alturas faz diferença? Fique a saber
3.3 (65%) 4 votos
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h