standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Como desembaciar os vidros do carro? Aprenda já

Como desembaciar vidros do carro

Fruto da condensação e humidade existente nos dias de chuva, é normal os vidros embaciarem. Saiba como desembaciar vidros do carro rapida e eficazmente.

É um clássico todos os invernos: chegamos de manhã ao carro e temos que esperar alguns minutos até poder arrancar, porque os vidros do carro estão embaciados.

Isto acontece por uma razão simples: devido à amplitude térmica entre o interior e o exterior da viatura, o vapor de água acumula-se no vidro, originando pequenos cristais a que chamamos condensação.

Apesar deste fenómeno ser mais recorrente durante as noites frias de inverno em que o carro fica exposto à condição ambiente, os vidros podem embaciar simplesmente devido à respiração, enquanto estamos a conduzir, podendo até comprometer a visibilidade e, por consequência, a segurança.

Embora o instinto possa dizer-lhe para limpar imediatamente o vidro com um pano ou, até, com a própria manga da camisa, esta não é de todo a melhor solução e deve ser evitada.

Remover a condensação do vidro com o recurso a alguma fibra apenas vai fazer com que o vapor de água se transforme em gotas que se voltarão a libertar, iniciando novamente o processo, o que fará com que o vidro ainda fique sujo, incomodando a sua visibilidade e desconcentrado-o da sua principal tarefa enquanto conduz: a segurança.

Saiba, então, como desembaciar os vidros do carro de uma forma rápida e eficaz e conheça, também, alguns truques para evitar que os vidros do carro se embaciem com tanta facilidade.

Como desembaciar os vidros do carro em 5 passos


Como desembaciar vidros do carro passos

Segundo Mark Rober, um antigo engenheiro da NASA, existe uma fórmula infalível para desembaciar os vidros do carro em poucos segundos. Ora, experimente.

1. Ligue a ventilação no máximo;

2. Ligue de seguida o ar condicionado (caso o seu carro esteja equipado com este opccional);

3. Coloque o circuito de ar em modo “aberto” (circulação do ar exterior);

4. Abra um pouco as janelas do carro para facilitar a circulação de ar;

5. Depois de ter efectuado todos estes passos e ter iniciado a marcha, deve procurar manter sempre o carro a uma temperatura inferior a 20ºC. Deste modo, a diferença entre as temperaturas interna e externa não provocarão a condensação do ar e, como tal, os vidros não deverão embaciar.

Caso seja uma pessoa mais “friorenta” e goste de circular com o carro a uma temperatura bem mais agradável, poderá experimentar uma destas dicas que deverá impedir que o vidro do seu carro se embacie com tanta facilidade.

Como evitar que os vidros do carro se embaciem: 4 dicas


Como desembaciar vidros do carro dicas

1. Lave o carro com regularidade

Se lavar o seu automóvel com alguma regularidade, deverá conseguir impedir que este se embacie com tanta intensidade. Isto, porque os pós, óleos e gorduras que ficam acumuladas no vidro servem de base para a humidade se acumular.

Lavar o carro, pelo menos uma vez por semana, deverá ajudá-lo na tarefa de impedir que os vidros se embaciem com tanta facilidade.

2. Use uma batata crua

Embora possa parecer estranho e pouco usual, a terra pode mesmo dar-lhe um dos melhores antídotos que existem para desembaciar os vidros do carro.

Para isso, deve apenas pegar numa batata, descascá-la e lavá-la e, de seguida, cortá-la aproximadamente a meio, garantindo que fica com uma superfície lisa e uniforme. De seguida, deve apenas passar a batata por toda a superfície do vidro e esperar que seque.

Ao contrário do que possa pensar, a batata não manchará o vidro nem tampouco deixará qualquer odor. Na verdade, ao passar a batata crua sobre o vidro criará uma camada que impedirá que a humidade se cole directamente no vidro.

3. Areia de sílica

Conhecida na gíria como “areia para gatos”, a areia de sílica é também uma forma muito eficaz de prevenir que os vidros do seu carro fiquem embaciados.

A areia de sílica é um tipo de areia extremamente absorvente e irá, por isso, absorver toda a humidade existente no interior do automóvel, evitando assim que se esta se “cole” ao vidro, fazendo com que estes embaciem.

Para isso, basta encher um par de meias com esta areia (ou outro tipo de areia também absorvente) e atar a meia com um nó. Posteriormente, coloque o par de meias sob o tablier, durante a noite. Verá que ao amanhecer, o vidro frontal do seu carro estará totalmente desembaciado.

4. Cera automóvel

A cera automóvel terá um modo de actuação e um efeito semelhante àquele produzido pela batata. No entanto, este deverá ser mais duradouro, visto tratar-se de um material sintético.

Tal como faria com a batata, coloque um pouco de cera automóvel sob um pano e espalhe uniformemente a cera sobre a superfície do vidro.

De seguida, usando outro pano limpo, remova o excesso de cera do vidro e deixe secar. Repita este processo de 2 em 2 semanas. Tal como referimos, a cera automóvel é um produto um pouco mais eficaz a longo prazo do que a batata e, talvez, o possa considerar também um processo menos caricato. No entanto, tenha em conta que, provavelmente, será também mais caro.

Recorde que nenhuma destas dicas eliminará para sempre os vidros do carro embaciados, mas qualquer uma delas o ajudarão a garantir melhor visibilidade, durante mais tempo.

Leia também:

Como desembaciar os vidros do carro? Aprenda já
Gostou deste artigo?
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h