standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Conheça as melhores dicas para passar na inspecção

dicas inspecção- homem a avaliar um carro

Conheça estas 7 boas dicas para passar na inspecção. Saiba como algumas garantias partem de si para que o seu veículo esteja em bom estado.

Muitos condutores ficam reticentes quando se aproxima a hora de fazer a inspecção periódica obrigatória do seu veículo. De facto, reprovar na inspecção é algo que ninguém quer, pois além de causar inúmeros transtornos, torna a conta da IPO ainda mais elevada.

Felizmente, algumas dicas para passar na inspecção não são, de todo, complexas e muitas delas dependem apenas de si mesmo.

Sabia que muitas das componentes avaliadas na inspecção podem ser revistas antecipadamente pelo proprietário do veículo, sem exigir uma visita às oficinas? Siga estas dicas e irá facilmente garantir que a segurança e estado dos componentes do seu veículo estarão sempre em perfeito estado para assim não reprovar nesta prova sazonal.

Dicas para passar na inspecção: Conheça 7 infalíveis


mecanico na inspeção do carro

1. Direcção

Antes de levar o seu carro à inspecção, é aconselhável que teste a direcção e experimente conduzir em linha recta mantendo o volante sempre a direito. Se reparar que o carro começa a fugir para algum dos lados, são claros indícios de que está perante uma direcção desalinhada.

Se assim for, visite uma oficina para alinhar a direcção. Note que as folgas na direcção conduzem à reprovação na inspecção. Esta dica pode ser rapidamente cumprida com a simples ida a uma oficina. Alinhar não exige muito tempo nem arrecada custos elevados.

2. Faróis

Para passar na inspecção, verifique que todos os faróis se encontram nas condições normais de funcionamento.

O ideal será fazer uma análise durante a noite. Os quatro piscas, as luzes de travagem, marcha atrás, as luzes de nevoeiro e de iluminação de matrícula devem ser também revistos.

Analise o funcionamento dos médios, dos máximos e das luzes de presença. Para passar na inspecção, os faróis devem estar sempre calibrados.

3. Limpa pára-brisas

Os limpa pára-brisas frontais e traseiros devem estar a funcionar correctamente e as escovas devem limpar em condições desejáveis para a sua segurança na estrada.

Avalie se as peças encontram-se intactas e conectáveis com as alavancas de accionamento. Verifique igualmente se as borrachas não aparentam desgaste e se o depósito de água encontra-se cheio e em bom estado.

Esta é uma das dicas para passar na inspecção que depende exclusivamente dos cuidados caseiros do proprietário do veículo. Assim sendo, faça a sua parte para evitar uma reprovação neste ponto.

4. Pneus

mecanico a segurar pneu do carro

A deterioração dos pneus pode custar-lhe uma reprovação na Inspecção Periódica Obrigatória.  Assim sendo, confirme os requisitos legais face aos pneus e avalie se os mesmos têm 1,6 mm no mínimo e de forma homogénea entre os sulcos do pneu.

Deve ainda verificar se os pneus equipados no seu veículo não apresentam anomalias ou desgaste precoce da borracha. Os pneus têm um prazo de validade e mesmo não percorrendo quilómetros, com os anos, estes perdem a sua eficácia.

Por vezes, quando o orçamento é apertado, a troca de pneus acaba por ser sempre adiada, opte por escolher uma marca branca ou low cost. Podem não ser os melhores pneus do mundo, mas estão dentro das normas e dos padrões mínimos de segurança.

5. Triângulo de sinalização

O triângulo de sinalização é outro dos componentes que pode levar a uma reprovação na inspecção. Desta forma, deve confirmar se este se encontra no sítio indicado para o seu armazenamento (no interior do habitáculo ou num compartimento específico) e se todas as suas peças encontram-se intactas para utilização.

Igualmente importante é o colete reflector. Este deve estar guardado também no interior do habitáculo. A dica passa por ter ambos no mesmo local, dentro de uma bolsa homologada para esse efeito.

6. Travões

O estado dos travões do seu veículo pode ser um factor de alarme e conduzir a reprovações. Todas as recomendações são importantes nesta matéria, mas esta é uma das mais importantes dicas para passar na inspecção, mais concretamente, no teste que determina a dinâmica e a estabilidade das travagens.

Se o seu carro tiver o sistema de travagem em más condições, poderá reprovar de imediato na Inspecção Periódica Obrigatória.

Durante a inspecção, serão também avaliados os barulhos provenientes do sistema de travagem. Estes ruídos traduzem sobretudo das pastilhas gastas a tocar nos discos.

Se denotar estes barulhos, dirija-se a uma oficina e proceda à troca das pastilhas dos travões. Assim irá garantir a melhor eficácia do sistema de travagem.

7. Cintos de segurança

Os cintos de segurança devem estar operacionais e em bom estado, correspondendo ao número de lugares homologados dentro do seu veículo. Atente que a acoplagem dos cintos funcionem e que o click dos mesmos seja obtido a 100% e sem folga.

Outras dicas para passar na inspecção

  • Espelho – as superfícies reflectoras devem ser verificadas, bem como a fixação e a regulação dos espelhos;
  • Fugas – caso tenha dado conta de que o seu veículo deixa manchas de óleo ou de líquido de refrigeração no chão, visite uma oficina antes da inspecção. Isto pode indicar a existência de fugas, e condicionar uma reprovação;
  • Emissões – para passar no teste de emissões, o condutor deve fazer mudanças regulares do óleo e dos filtros. A ponteira de escape deve também estar em boas condições sem resíduos acumulados de carvão e pó preto. Toda a estética pode ajudar;
  • Suspensão – o comportamento anormal da suspensão, nomeadamente em curvas ou em travagens a alta velocidade, pode indicar que alguma peça se encontre fora das condições dinâmicas desejadas. Se assim for, leve o seu carro a uma oficina antes de ir à inspecção;
  • Documentação – por último, lembre-se que a visita a um centro de inspecção periódica, exige por lei a apresentação de determinados documentos. Leve consigo o Documento Único Automóvel, a Folha de Seguro e o Documento da última inspecção.

Leia também:

Conheça as melhores dicas para passar na inspecção
2 (40%) 1 voto
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h