standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

O que significam os emblemas das principais marcas de carros?

Ferrari Logo

Sabe o que significam os emblemas das marcas principais de carros? Sendo um apaixonado ou não pela indústria automóvel, certamente terá curiosidade em perceber as motivações para o desenvolvimento dos vários logótipos nesta indústria.

Criados através de motivações familiares, outros pela evocação patriótica através das cores associadas de cada nação, cada emblema tem por base refletir as qualidades ideológicas de cada construtora automóvel.

Uns mais famosos que outros, todo o respeito e culto de cada marca foi regenerado com o passar das décadas. O sentimento nesta associação em atribuir um certo carisma a cada um destes emblemas parte, no fundo, entre cada um de nós. Por muito que uma marca tenha um determinado percurso, ela representa sempre o que cada consumidor (condutor) necessita.

Desta forma, o peso e a imagem dos emblemas das marcas está constantemente associado ao que elas traduzem nas nossas sensações e apreciações enquanto condutores.

Fique a par das inspirações ostentadas por detrás de 20 emblemas das marcas de carros que seleccionamos para si.

Saiba o que significam os emblemas das marcas principais de carros


1. Alfa Romeo

Alfa romeo

Mesmo tendo sido actualizado há cerca de dois anos, o símbolo da Alfa Romeo é considerado um dos emblemas mais carismáticos do mundo automóvel e que ainda hoje mantém uma forte identidade.

A cruz vermelha sob fundo branco – posicionada do lado esquerdo do logótipo – é de S. Jorge e representa a cidade natal da marca (Milão) correspondente ao antigo brasão da família real da época nessa mesma cidade italiana.

Do lado direito, está desenhada a famosa serpente a consumir um homem. Conhecida por Biscione, fora criada pelo arcebispo de Milão –  Ottone Visconti.

2. Aston Martin

Aston Martin

O actual emblema da Aston Martin faz-se representar por asas, que remetem para a velocidade. O logótipo sintetiza-se por apenas 3 cores: o preto, o branco e o verde. Estas são as cores que associam a elegância, excelência, prestígio.

O verde escuro ou como é conhecida de “British Racing Green”  faz parte da cor predominante,, particularmente escolhida por parte das marcas britânicas, para fazer representar os seus modelos nas primeiras edições de Fórmula 1, no início dos anos 50.

3. Audi

Audi

O emblema da Audi representa a fusão de 4 marcas que decidiram-se juntar em 1932: Horch, DKW, Audi e Wanderer – as 4 montadoras mais antigas da Alemanha. Esta fusão deu origem à carismática marca “Auto Union”.

Adolf Hitler patrocinou esta associação e através dela, foram criados modelos de competição, altamente tecnológicos para época. Após o final da Segunda Guerra Mundial, três das marcas associadas extinguiram-se, e a Audi conservou o emblema até aos nossos dias.

4. BMW

bmw

As cores azul e branco no logótipo da BMW fazem alusão às cores oficiais do estado da Baviera, na Alemanha, o local onde a empresa foi criada.

Por sua vez, crê-se que a disposição alternada das cores remete para o padrão gerado pela hélice dos aviões, uma vez que inicialmente a BMW era também fabricante de motores de aviões.

5. Citroën

citroen

Dos emblemas das marcas principais de carros, destaca-se através da sua simplicidade o logótipo da Citroën. Este representa de forma estilizada um par das saliências das engrenagens que faziam movimentar a produção dos modelos dentro das fábricas, que foram desenvolvidas e patenteadas pelo fundador e engenheiro da Citroën, Andre Citroën.

6. Ferrari

ferrari

Quando em 1923, o jovem Enzo Ferrari conheceu os pais do famoso piloto de aviões da Primeira Guerra Mundial – Francesco Baracca – a mãe disse-lhe que incorporasse um cavalo nos seus carros, para que lhe trouxessem boa sorte. Note que o seu filho, que morreu em 1918, tinha sempre no painel do avião um cavalo empinado, que demonstrava a força e determinação do falecido piloto.

Tendo isto em conta, Enzo Ferrari seguiu o seu conselho e acabou por adicionar um fundo amarelo ao cavalo, como referência à sua cidade natal, Modena. No topo do emblema, são exibidas as cores da bandeira de Itália e as letras S e F (dispostas em baixo) que significam “Scuderia Ferrari” ou Equipa Ferrari.

7. Fiat

fiat

Com o passar dos anos, os emblemas das marcar acabaram por sofrer algumas metamorfoses. Modificado em 2006, o actual logótipo da Fiat acabara por ver o original formato redondo a ser substituído por algo semelhante a um escudo.

Por sua vez, o azul originalmente escolhido pela marca acabou por ser trocado pelo vermelho, acabando por traduzir a ideia de modernidade e evolução da marca.

8. Ford

ford

Não há nenhuma explicação confirmada sobre a criação do logótipo da Ford. O que é garantido, é que o nome encontra-se redigido segundo a caligrafia do seu fundador, Henry Ford. Porém, o formato oval que incorpora o nome “Ford” passara a representar a força e o poder que a marca teve em colocar o mundo sobre rodas.

9. Honda

honda

Outro dos logos pouco descodificados até ao momento é o da Honda. Este logótipo, representado por um grande “H”, traduz a ideia de confiança, pelas suas linhas grossas.

Há ainda quem especule que a abertura maior na parte de cima do H represente dois braços abertos em direcção ao céu, na procura de sonhos. Talvez o slogan da marca “The power of dreams” esteja associado a esta conotação.

10. Hyundai

hyundai

Os representantes da Hyundai asseguram que o logótipo da marca, representado por um “H” – desta vez, um pouco diferente da marca nipónica supramencionada – representa o cliente e a construtora a darem um aperto de mão, unidos pelo respeito e confiança mútua.

11. KIA

kia

A KIA emerge da Ásia para todo o mundo e o logótipo procura afirmar-se pela sensação de pureza, transparência e elegância da marca para com o cliente. Estas afirmações acabam por partilhar os mesmos valores que a sua marca rival (e compatriota) Sul-Coreana – Hyundai.

12. Lamborghini

lamborghini

O símbolo da Lamborghini assume-se como uma combinação entre duas características do fundador da marca. Por um lado, Ferruccio Lamborghini era do signo touro, por outro, este era um assumido apaixonado pelas corridas tradicionais de touros. Crê-se que esta combinação de paixões do fundador foram os principais motivos para o desenvolvimento do logótipo da marca de super carros.

13. Land Rover

land rover

O emblema da Land Rover adquiriu a cor verde em 1989. O verde representa vitalidade e reflecte o espírito aventureiro da marca, fora das estradas tradicionais e mais próximo do círculo da natureza. Um logótipo simples, prático e robusto que ao mesmo tempo descreve o espírito e os aspectos fundamentais aplicados nos seus modelos.

14. Maserati

maserati

A Maserati inspirou-se no tridente exibido pelo Deus romano Neptuno, cuja estátua se ergue na Piazza Maggiore, em Bolonha (Itália), e cidade cuja marca fora fundada. Já as cores, o vermelho e o azul, representam as cores da mesma cidade natal.

15. Mercedes-Benz

Mercedes Benz

Como já reparamos, por vezes existe mais que uma versão na explicação dos emblemas das marcas, e a Mercedes-Benz é uma delas. Há aversão que a estrela de três pontas representa as três actividades industriais iniciais da marca no fabrico de motores para veículos terrestres, marítimos e aéreos.

Essa mesma versão culmina através de uma carta elaborada por um dos fundadores da marca – Gottlieb Daimler – que escrevera à sua companheira, uma mensagem que no final, tinha uma estrela de três pontas desenhada, dizendo que “Um dia, esta iria brilhar sobre o nosso sucesso.”

A terceira versão, trata-se da estrela de três pontas representar naquele que fora o primeiro automóvel a combustão da marca (e do mundo) a ser criado – o Benz Patent-Motorwagen. Era composto por três rodas e fora lançado em 1886.

16. Peugeot

Peugeot-logo

O famoso leão da Peugeot surgiu  pela primeira vez em 1847, quando a empresa era conhecida por ser especializada na produção de aço e lâminas. Este animal simbolizava a qualidade dos produtos da marca: corte rápido, lâmina maleável e dentes fortes. A marca francesa traduziu-se, inicialmente, por actividades bastante diferenciadas do automóvel, e o leão, acabara por ser o emblema principal.

17. Porsche

Porsche

O logo da Porsche inclui as cores da bandeira da Alemanha, bem como o incorpora o nome da cidade onde nasceu: Estugarda. Tal como a Ferrari, existe um cavalo empinado, colocado no centro do emblema, que transmite a ideia do poder e rapidez dos modelos da marca.

18. Renault

Renault

Foi em 1925 que o conhecido “diamante” estilizado da Renault primeiramente apareceu (muitos anos após a sua fundação, em 1899). A cor prateada remete para a sofisticação e criatividade da marca no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a indústria automóvel.

19. Volkswagen

volswagen

Sem muito por descortinar, o emblema da Volkswagen compõem-se pelas suas iniciais, V e W, dispostas uma por cima da outra.

O nome em alemão, traduz-se simplesmente como “Carro do Povo”, reivindicando o modelo “carocha”, produzido pela marca sobre a tutela de Adolf Hitler, com o intuito de colocar o povo alemão sobre rodas, através de um modelo com sólido, robusto e fiável.

20. Volvo

Volvo

O emblema da Volvo compõem-se por um círculo com uma seta virada para o canto superior direito, que tanto se associa ao Deus grego Marte como ao  antigo símbolo químico de ferro.

Leia também:

O que significam os emblemas das principais marcas de carros?
5 (100%) 2 votos
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h