standvirtual.com Vender Veículo

Faróis do carro amarelos? Saiba como resolver

Faro?is do carro amarelos como resolver

Seja por uma questão estética seja por motivos funcionais, a limpeza dos faróis é essencial até por uma questão de segurança, já que a sujidade pode interferir com a capacidade de iluminação. E não basta passar um pano quando se lava o carro, pois quando os faróis do carro ficam amarelos é sinal de que são necessárias outras medidas…

Os faróis são, literalmente, os olhos do carro. Isso significa que há que lhes dedicar tempo e atenção. Primeiro, porque uns olhos sem brilho vão roubar identidade e beleza ao automóvel; depois, porque a boa iluminação é vital a uma boa visibilidade e, sem esta, não há condução segura.

 
Vai trocar de carro? Faça uma pesquisa no Standvirtual

 
Mas, limpar os faróis amarelos não é tão simples como noutros tempos, quando estes eram de vidro. Hoje, os faróis são feitos de policarbonato, um material com muitas semelhanças com o acrílico, ainda que mais resistente, mas que fica amarelado ao fim de pouco tempo.

Como evitar que os faróis do carro fiquem amarelos

A manutenção é tão ou mais importante do que a limpeza depois de os faróis já exibirem a cor amarelada. Ou seja, com alguns cuidados básicos é possível adiar um pouco mais a deterioração das óticas. A começar por, quando estacionado, tentar manter o carro longe da exposição solar e da chuva – ambos contribuem para a destruição da camada protetora do farol.

Outro pequeno truque passa por manter os faróis livres dos insetos que ficam aí colados após uma viagem. São quase invisíveis, mas se se deixar os bichinhos colados aos faróis, as toxinas que os mesmos libertam durante o processo de decomposição irão contribuir para a corrosão do farol. Para evitar esse processo, basta lavar os faróis regularmente, como uma vez por semana, e sempre no fim de uma viagem mais longa.

Artigo relacionado: 8 dicas para uma viagem de férias mais segura

Depois de as óticas exibirem uma cor amarelada, é sempre possível mandar clareá-las a uma oficina. Mas o processo pode ser um rombo no orçamento. O que não significa que nos tenhamos de conformar com o amarelo – na verdade, não é necessário despender de grandes quantias para resolver a questão dos faróis amarelos. Com os truques certos, é possível deixar as óticas a brilharem como se tivessem acabado de sair de fábrica. Tenha, porém, atenção para, seja qual for o processo escolhido, fazer toda a operação com o carro à sombra.

Dicas para resolver os faróis amarelos do carro

Vinagre e bicarbonato de sódio

Dois elementos presentes em qualquer cozinha e que depressa podem saltar para a garagem. Comece por lavar os faróis com água e um sabão neutro (ou com o detergente que usa habitualmente no carro). Depois de limpos, aplique uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa deste para 1dl de vinagre) e deixe atuar. Finalize passando um pano limpo e um pouco de cera.

Pasta de dentes

Da cozinha para a casa de banho: um qualquer dentífrico pode ser a solução para faróis amarelos. Comece por lavar as óticas com água e um sabão neutro (ou com o detergente que usa habitualmente no carro). Aplique uma camada generosa de pasta de dentes sobre o farol e deixe atuar durante alguns minutos. Remova cuidadosamente a pasta de dentes com um pano molhado. Após ter retirado toda a pasta de dentes, passe um pouco de água e seque.

Massa de polir

Das três dicas é provavelmente a que necessitará de mais tempo e atenção, mas também a que, muito provavelmente, deixará os faróis a brilhar durante mais tempo. Comece por reunir o material: massa de polir, um pano de microfibras, um pano de serapilheira e uma folha de lixa água fina (grão 1000 ou superior).

Artigo relacionado: Como disfarçar riscos na pintura do carro

Comece por lavar as óticas com água e um sabão neutro (ou com o detergente que usa habitualmente no carro). Use a lixa água no farol molhado para retirar a danificada camada protetora. Repita os movimentos até a lente ficar esbranquiçada. Seque a lente e passe a massa de polir com o pano de serapilheira, fazendo movimentos circulares. Durante este processo, a lente vai ficando cada vez mais clara – quando perceber que o amarelo desapareceu, interrompa a operação e aguarde uns dois ou três minutos. Durante este tempo, o farol estará a absorver a massa de polimento. Finalize com um pano de microfibras.

Selante

Seja qual for o processo, há quem defenda a aplicação de um selante, ou seja, de um produto que proteja o farol dos raios UV. Este tipo de produto encontra-se nas lojas da especialidade e a sua aplicação vai depender das instruções do fabricante. No entanto, tenha em conta que terá de fazer uma aplicação por camadas e que terá de deixar de secar uma antes de aplicar a seguinte, o que significa que vai demorar algum tempo.


Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h