standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Google Maps ou Waze: qual o melhor mapa?

Google maps ou Waze

Google Maps ou Waze: qual o melhor mapa? Ambas aplicações têm a mesma finalidade, mas uma é mais popular e outra é mais versátil. Entenda as razões.

Muitos são os utilizadores que se questionam sobre qual será a melhor aplicação de navegação. Entre o Google Maps ou Waze existe um grande debate, nomeadamente no que toca à apresentação de mapas e o melhor guia sugestivo para uma condução prática, informativa, eficaz e mais segura.

Embora apresentem funcionalidades muito diferentes, tanto os Mapas da Google, quanto o Waze, são duas excelentes opções para quem necessita de algum apoio durante as suas deslocações, quer vá de carro, de mota, bicicleta, transportes públicos ou simplesmente a pé.

Fique a perceber se existe realmente um vencedor entre recorrer ao Google Maps ou Waze e conheça as principais características de cada um, quais os aspetos mais vantajosos e o que as distingue.

Qual o melhor mapa? Google Maps ou Waze?

Google maps Waze_navegacao carro

Num mundo cada vez mais digital e informativo, milhares de pessoas por todo o mundo recorrem ao uso de serviços e aplicações móveis como o Google Maps e Waze. Estes permitem que cada utilizador consiga obter, de forma mais precisa, indicações sugestivas sobre o melhor percurso a fazer sempre que pretenda deslocar-se. Mas o que será que as diferencia concretamente?

Principais características do Waze

Embora tenha sido comprada pela Google em 2015, o Waze manteve a capacidade de operar de forma independente e desta forma, quem ganha com isso são, no fundo, os utilizadores das duas apps, que podem escolher qual destas se adequa melhor às suas necessidades e exigências.

O Waze pretende informar os utilizadores sobre um determinado percurso de um ponto ao outro do mapa, permitindo que os mesmos recebam alertas sobre a altura mais indicada para iniciarem a viagem, garantindo que estes chegarão ao local de destino à hora pretendida.

Por um lado, a grande aposta do Waze é a interação dos seus utilizadores, com a finalidade de permitir uma entre ajuda em situações de trânsito intenso. Assim sendo, se um condutor escolher percorrer um determinado percurso, receberá alertas para algum eventual registo de incidências, como um acidente, por exemplo, recebendo de imediato a proposta de uma nova rota.

Esta componente social ganha pontos junto dos condutores que utilizam o Waze. De facto, a comunidade dos utilizadores (chamada de Wazers) está sempre disposta a ajudar.

Com a possibilidade de reportar ocorrências, os Wazers notificam sobre perigos na estrada, acidentes, preços dos combustíveis, existência de policiamento ou de radares e a comunidade é alertada, caso percorra os mesmos trajetos.

No Waze existe também a possibilidade de um condutor envolvido num acidente pedir, por exemplo, auxílio à comunidade e assim, receber sugestões ou indicações por parte de alguém que esteja por perto ou que conheça a área geográfica em que se encontra.

Principais características do Google Maps

O Google Maps disponibiliza aos seus utilizadores mapas e funcionalidades bem mais complexas. Este apresenta – além do mapa do trajeto escolhido – informações mais detalhadas sobre o local, tais como restauração ou lojas e serviços disponíveis nas imediações. Por sua vez, se um utilizador quiser saber o local exato de uma loja e o seu horário de funcionamento, esta app facilitará a sua vida.

Embora o Google Maps não permita ainda a introdução de dados por parte dos seus utilizadores sobre incidentes em direto, a empresa avançou que, tal como a Waze, irá incorporar esta função, entre outras funcionalidades, como os alertas para radares de trânsito.

Isto acontece devido à aquisição do Waze por parte da Google, onde se estabeleceram parcerias nesse sentido. O Waze passou a permitir os alertas de tráfego para o Maps, recorrendo com alguns dados por parte da própria Google.

Atualmente, o Maps brinda o seu público com mapas de circulação alternativos até se chegar ao pretendido local, permitindo estipular tempos de viagens diferentes de acordo com o método de deslocação: a pé, de carro, de transportes públicos ou de veículos privados particulares.

Outra boa característica do Maps é o facto de apresentar horários dos transportes públicos, o que permite que os seus consumidores possam estimar a melhor altura para saírem de casa.

Quanto aos veículos privados, o Maps permite ainda comparar o custo aproximado de um trajeto, variando consoante se faça pela Uber, pelo myTaxi ou pelo Cabify.

Google Maps ou Waze? Conclusões

Do ponto de vista de usabilidade, o Waze consegue fazer com que um condutor evite um percurso acidentado, poupando tempo e dinheiro ao seu utilizador. Por outro lado, como o Maps apresenta um valor aproximado das viagens pela Uber, myTaxi ou Cabify, consegue levar os seus consumidores a pouparem dinheiro na escolha deste tipo de serviços.

Para quem se desloca maioritariamente a  ou de transportes públicos ou privados, o Maps apresenta realmente muitas vantagens. Para aqueles que recorrem ao uso frequente do carro e têm todos os minutos do seu dia contados, o Waze pode funcionar melhor a seu favor.

Por anunciar problemas na estrada e acidentes, esta app Waze consegue realmente poupar-lhe de atrasos e momentos aborrecidos no trânsito. Paralelamente, alertando sobre radares em certas zonas, o Waze consegue também ser amigo do seu bolso e facilitar-lhe uma condução menos precipitada.

De todas as formas, é importante também referir que o Google Maps permite que os seus utilizadores descarreguem os mapas, mesmo quando utilizam a app de forma offline. O mesmo é impossível no Waze, pois a sua funcionalidade requer a constante interação da comunidade de Wazers.

Escolher entre o Google Maps ou Waze não é uma opção fácil, pois apenas cada utilizador saberá qual das duas se adapta melhor às suas exigências. Já em termos de intereção e experiência de utilização, ambas apresentam uma coerência de funcionalidades simples, eficazes e de fácil leitura e compreensão.

Leia também:

Google Maps ou Waze: qual o melhor mapa?
3.3 (65%) 4 votos
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h