standvirtual.com Vender Veículo

A história da Fórmula 1 em Portugal

Fórmula 1 Portugal autódromo Internacional algarve

A corrida a contar para o campeonato do mundo de Fórmula 1 será a 25 de outubro, mas o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) estará ao rubro desde dia 23, a celebrar o regresso, 24 anos depois, do Grande Prémio de Portugal.

E nem a pandemia de covid-19 parece ter anulado os ânimos, com os bilhetes a desaparecerem à medida que foram sendo postos à venda – ainda que com apertadas medidas de segurança, está prevista a presença de público nas bancadas. Aliás, quando a primeira tranche de 5000 bilhetes foi colocada à venda online, o site foi abaixo…

A corrida em Portugal surge numa altura em que ainda está tudo em aberto. Mas, acima de tudo, é a concretização de vários sonhos. Primeiro, a realização do desejo de ver a prova rainha a regressar a território nacional, depois de o último Grande Prémio de Portugal ter acontecido, no Autódromo do Estoril, a 22 de setembro de 1996; depois, realiza-se a vontade de levar a modalidade ao circuito construído em solo algarvio, e inaugurado em 2008, cujas características já lhe granjearam rasgados elogios.

Fórmula 1 em Portugal

Assista ao webinar que preparámos para si onde fizemos a antevisão do impacto desportivo e económico do GP de Portimão. Esta conversa contou com a presença de:

Paulo Pinheiro – CEO do Autódromo Internacional do Algarve
Isilda Gomes – Presidente da CM de Portimão
Pedro Matos Chaves – Ex Piloto profissional de F1

Portimão é a quarta pista nacional a receber a Fórmula 1. A primeira foi o circuito da Boavista (1958, 1960), seguindo-se o Circuito do Monsanto (1959) e, por fim, o Circuito do Estoril, (1984-1996). Ao todo, houve 25 GP de Portugal, entre 1958 e 1996. No 25.º, venceu o canadiano Jacques Villeneuve, pela Williams, que nessa temporada conquistou o seu único título na categoria, depois de Michael Schumacher (Ferrari) ter sido desqualificado por uma atitude antidesportiva (precisamente contra Villeneuve).

A história da Fórmula 1 no país começa com uma corrida, no Circuito Urbano da Boavista, na cidade do Porto, durante a temporada de 1958 a 14 de agosto, vencida pelo piloto britânico sir Stirling Moss (1929-2020). Logo no ano a seguir, Stirling Moss voltaria a brilhar, desta feita no circuito urbano do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

Após 1960, o GP de Portugal ficou arredado do calendário da Fórmula 1 durante mais de 20 anos. Foi necessário aguardar até 1984 para voltarmos a ver os potentes monolugares a rolar na pista do Autódromo do Estoril, numa corrida ganha pela francês Alain Prost. De 1984 até 1996, data da última corrida de Fórmula 1 em Portugal, tivemos o prazer de ver alguns pilotos míticos ao vivo, como Ayrton Senna, Mika Hakikinen, Nigel Mansell ou Nelson Piquet.

Sport Internacional: as corridas pré-Fórmula 1

Apesar da primeira corrida de Fórmula 1 em território nacional ter acontecido apenas em 1958, já existiam provas a contar para o GP de Portugal muito antes. A primeira prova de Sport Internacional, na altura mais importante do que a Fórmula 1, teve lugar no Circuito da Boavista, no Porto. O vencedor foi Casimiro de Oliveira, ao volante de um Ferrari 340 America Vignale. Estas corridas estenderam-se até à entrada da Fórmula 1 em Portugal, tendo acabado em Monsanto no ano de 1957 com a vitória de um dos pilotos mais conhecidos do mundo: Juan Manuel Fangio.

Pilotos portugueses na Fórmula 1

Contam-se pelos dedos de uma mão os pilotos portugueses que conseguiram chegar à categoria rainha do desporto automóvel: Nicha Cabral, Pelo Matos Chaves, Pedro Lamy e Tiago Monteiro. Apesar de nenhum deles ter conseguido alcançar uma vitória, o piloto portuense Tiago Monteiro obteve um 3º lugar no GP dos EUA, em 2005.

Fórmula 1: época 2020

Apesar de ter sido um ano atípico, há coisas que não mudam, como o 1º lugar para o britânico Lewis Hamilton na classificação por pilotos até ao momento. Consulte a classificação por construtores no site oficial.

Em relação ao calendário, a prova que se corre no final de Outubro em Portugal será a 12ª. As provas seguintes serão:

  • Emirates Gran Premio Dell’emilia Romagna 2020, Itália: 31 de Outubro a 1 de Novembro;
  • DHL Turkish Grand Prix 2020, Turquia: 13 a 15 de Novembro;
  • Gulf Air Bahrain Grand Prix 2020, Bahrain: 27 a 29 de Novembro;
  • Rolex Sakhir Grand Prix 2020, Bahrain: 4 a 6 de Dezembro;
  • Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix 2020, Abu Dhabi: 11 a 13 de Dezembro


Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h