standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

História da Porsche: da origem à actualidade

Historia da porsche

O que é que o primeiro carro híbrido do mundo e a história da Porsche têm em comum? Saiba como nasceu uma das maiores constructoras de carros de sempre.

A Porsche é, hoje em dia, uma das maiores, melhores e mais prestigiadas constructoras de automóveis do mundo. Apesar dos tempos a terem “obrigado” a tornar-se numa marca cada vez mais eclética (com o lançamento do Cayenne, seguido do Panamera e, mais recentemente, do Macan), a gigante de Estugarda nunca perdeu o seu foco e o seu pedigree desportivo, utilizando todos os recursos tecnológicos à disposição para tornar os seus carros ainda mais rápidos, mais focados, mais confortáveis e, sobretudo, mais seguros.

História da Porsche: da origem à actualidade


Historia da porsche origem

Origem

Apesar da Porsche, enquanto marca, ter nascido apenas nos anos 30, a sua história (mais concretamente a do seu fundador), remonta ao final do século XIX, quando Ferdinand Porsche, em 1898, apresentou ao mundo os seus primeiros projectos, entre os quais constava o primeiro carro híbrido da história (movido a gasolina e electricidade). O jovem engenheiro e piloto de testes austríaco viu este seu concept car ser apresentado na Exposição Mundial de Paris, em 1900, e começou assim a ver o seu apelido ser reconhecido mundialmente.

Dos anos 20 à Segunda Guerra Mundial

Em 1928, Ferdinand Porsche já fazia parte da equipa de engenheiros-chefe da Mercedes-Benz e foi um dos responsáveis pelos lendários Mercedes SS e SSK. Pelo caminho, o austríaco foi, também, o principal responsável pelo carro de maior sucesso de todos os tempos: o Volkswagen Carocha.

Com o passar do tempo, a experiência foi sendo acumulada e eis que, em 1931, com a ajuda do seu filho, Ferdinand Porsche viu o seu sonho ser realizado: abrir um escritório de engenharia em nome próprio. A 25 de Abril de 1931, era fundada a Porsche Engineering, na cidade alemã de Estugarda.

Com o advento da Segunda Guerra Mundial e a destruição de várias cidades e da indústria alemã, a Porsche (enquanto constructora) viu o seu progresso ser travado abruptamente. Ferdinand Porsche, devido à sua ligação com a ideologia Nazi, foi arrestado em França, deixando todo o seu legado para Ferdinand Anton Ernst Porsche, seu filho.

Da liderança de Ferdinand Porsche Jr. até à actualidade

Ferdinand Porsche Jr., em 1948, decidiu usar o Volkswagen Carocha e construir, a partir desse automóvel, um carro desportivo, que batizou inicialmente com o nome Cisitalia. Alguns meses mais tarde, o primeiro carro da história da Porsche era apresentado ao mundo como 356, um carro descapotável extremamente leve e com uma carroçaria produzida em alumínio. O número 356 foi atribuído a este Porsche devido ao facto deste ser o 356º projecto a ser desenvolvido pela Porsche Engineering.

A partir daqui, conta-se a história de sucesso que já todos conhecemos. São mais de 70 anos de conquistas incríveis, no que à engenharia diz respeito, e vitórias nas mais variadas e prestigiadas provas de automobilismo mundial.

Conheça agora 5 modelos que marcaram a história da Porsche e que tornaram esta na constructora de renome, ainda hoje reconhecida.

5 modelos que marcaram a história da Porsche


1. Porsche 356

Historia da porsche carrosFonte: Wikimedia/Spurzem

Este não só foi o primeiro carro da marca, como também é um modelo que, mesmo passados 60 anos sobre o seu advento, continua a mostrar aquilo que a Porsche sempre foi. O design do 356 é incrível e, para a sua época, era um automóvel com um desempenho formidável.

Este Porsche foi tão adorado que a produção inicial contemplava apenas 50 unidades, mas devido ao seu sucesso acabou por se transformar numa produção de 76.000 exemplares. Um “problema” que qualquer marca gostava de ter. O Porsche 356 é, hoje, um autêntico clássico.

2. Porsche 911

Historia da porsche modelosFonte: Wikimedia/David Villarreal Fernández

Em 1963, no Salão Automóvel de Frankfurt, a Porsche apresentou ao mundo aquele que seria, até aos dias de hoje, o seu modelo de maior sucesso: o Porsche 911. Uma verdadeira obra prima, projectada por Ferdinand Alexander Porsche, neto do fundador da marca.

Com um design que marcou uma geração e com um conceito revolucionário, utilizando motor boxer de 6 cilindros montado na traseira e refrigerado a ar, este Porsche que inicialmente se iria chamar 901 (mas teve que mudar o seu nome à última hora por força de uma acção da Peugeot que havia já patenteado essa nomenclatura) atingia uns estonteantes 210 km/h e era, já na sua altura, o carro desportivo mais práctico que alguém podia comprar.

Até hoje foram vendidas perto de 900.000 unidades do Porsche 911 e, com a recente apresentação do Porsche 992, o sucesso deste modelo promete continuar ainda por várias gerações.

3. Porsche 959

Historia da porsche carros marcantesFonte: Wikimedia/ilikewaffles11

O Porsche 959, quando foi lançado, era sem sombra de dúvida um dos carros mais potentes e tecnologicamente o mais avançado da sua geração. A performance do 959 apenas perdia para o Ferrari F40 em alguns aspectos, o que, para uma empresa que apenas estava a dar os primeiros passos, era algo formidável.

O Porsche 959 era, realmente, uma maravilha da engenharia alemã e o facto de ter 4 rodas motrizes, uma aerodinâmica avançada e um motor boxer de 6 cilindros com 444 contribuia para levar este carro até uma velocidade máxima de 319 km/h!

4. Porsche Carrera GT

Historia da porsche carros famososFonte: Wikimedia/Brian Snelson

O Porsche Carrera GT é considerado por muitos como o último carro “puro”, isto é, um carro desportivo, com imensa potência e sem qualquer ajuda ao condutor. No Porsche Carrera GT, conseguir ser rápido demonstra uma enorme proeza do condutor ao volante.

Equipado com um motor V10, directamente derivado de um carro de corridas, montado no centro e com uma carroçaria totalmente composta por fibra de carbono, este “targa” (carro com o tejadilho amovível) é, sem qualquer sombra de dúvida, um dos carros com o melhor som da história automóvel.

5. Porsche 918

Historia da porsche carros estrelaFonte: Wikimedia/David Villarreal Fernández

Este é considerado um dos elementos da “santa trilogia” automóvel: o McLaren P1, Ferrari LaFerrari e o Porsche 918 Spyder. Propulsionado por um motor V8 a combustão de 4.6L, que produz 600 cavalos de potência, e por dois motores elétricos de 150 cavalos cada, o 918 Spyder debita um total de 900 cavalos de potência e é, por isso, um dos carros mais potentes do mundo.

O Porsche 918 tem a particularidade de poder circular cerca de 25 quilómetros em modo totalmente eléctrico, algo no mínimo caricato para um hipercarro. Foram produzidas apenas 918 unidades deste modelo, todas elas construídas entre 2013 e 2015, sendo por isso um dos automóveis mais raros e mais apetecíveis do mundo.

Leia também:

História da Porsche: da origem à actualidade
5 (100%) 2 votos
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h