standvirtual.com Vender Veículo

Hyundai Kauai Electric faz 1026 kms com uma só carga

Hyundai Kauai Elétrico faz 1026 kms

O sucesso do carro elétrico permanece ligado à sua autonomia. Bom… Não só: o tempo de carregamento ou o preço são fatores que desencorajam a compra. No entanto, é a autonomia que cria mais resistência entre os possíveis clientes. E é por isso que algumas marcas apostam em chegar mais longe com uma única carga. É o caso da Hyundai que colocou três modelos Kauai à procura de um recorde. O objetivo: mil quilómetros com um só carregamento.

A meta era difícil de alcançar, até porque qualquer um dos veículos usados era igual a qualquer outro saído da linha de montagem da marca sul-coreana. No caso, os Kauai possuem uma bateria de 64 kWh, o que lhes permite, de acordo com o ciclo WLTP, reclamar uma autonomia de 484 quilómetros, com um consumo médio homologado de 14,7 kWh/100Km. Mas isto são números para uma condução regular – e, nesta prova, o conceito regular foi posto de lado.

Carros elétricos: na poupança está o ganho

É certo que na teoria os técnicos já tinham concluído que seria possível atingir uma autonomia de entre 984 e 1066 quilómetros. Mas não havia conhecimento prático suficiente para ter a certeza da possibilidade de atingir esses números. Por isso, nada foi deixado ao acaso.

Artigo relacionado: Carros elétricos com maior autonomia: 7 modelos para todos os gostos

“Conduzir de forma a poupar energia exigiu concentração e paciência”, explicou a marca, adiantando que as três equipas que competiram entre si no circuito EuroSpeedway Lausitz – uma equipa da conceituada revista Auto Bild, uma com técnicos do Departamento do Pós-venda da Hyundai Motor Deutschland e outra com membros do Departamento de Comunicação e Marketing de Produto – foram trocando de carro ao longo da prova de três dias.

Qualquer uma das equipas decidiu manter o ar condicionado desligado assim como o sistema de entretenimento – apenas a luz de condução diurna permaneceu ligada, de modo a cumprir com os requerimentos legais de condução.

Devagar se chega ao longe

Para reduzir o consumo de energia do automóvel e esticar a autonomia, o controlo sobre o pé do acelerador foi essencial: após os 1000 quilómetros, a velocidade média das equipas era de entre 29 e 31 km/h. Valores aparentemente baixos, mas em linha com o que se observa nas grandes cidades nas horas de ponta (além de ser a velocidade limite já em muitas zonas residenciais).

“Com este teste, o Kauai Electric demonstrou o seu potencial e eficiência como um SUV de estilo de vida ecológico”, considerou o diretor executivo da Hyundai Motor Deutchland, Jürgen Keller. Mas, mais importante, os resultados corroboram “a sua aptidão para o uso diário” – ou seja, mostram que é possível a uma velocidade urbana não ter qualquer angústia provocada pela autonomia.

Uma aventura de 35 horas

A aventura iniciou-se com a verificação dos três veículos, para que qualquer um dos carros na prova tivesse exatamente as mesmas condições dos restantes, mas também para descartar qualquer manipulação do resultado: os peritos compararam os odómetros e selaram a interface dos diagnósticos de bordo, bem como a aba de segurança sob o tablier e sobre a rampa de carga no para-choques dianteiro.

 

Quanto custa um Hyundai Kauai elétrico?

 
Depois, deu-se a partida, com as equipas a conduzirem com extremo cuidado durante quase 35 horas, repartidas por três dias. “A missão de autonomia mostrou-nos que as baterias de alta voltagem e a potência dos equipamentos eletrónicos do Kauai Electric funcionam muito bem juntos”, afirmou Juan Carlos Quintana, responsável de Relações Públicas da Hyundai Motor Deutschland. “Também é significativo que os três carros de teste tenham alcançado quase o mesmo número de quilómetros. Isto representa uma dispersão de produção extremamente baixa.”

Outra descoberta importante durante o teste, descreve-se em comunicado, foi o facto de o indicador do nível de carga do Kauai Electric ser muito fiável.

Os SUV só pararam por estarem sem energia exatamente a partir dos 1018,7, 1024,1 e 1026,0 quilómetros, tendo sido registados consumos de 6,28, 6,25 e 6,24 kWh/100Km, respetivamente.

“Este automóvel, orientado para um estilo de vida moderno e ecológico, combina o design atrativo de um SUV compacto com as vantagens ecológicas de um veículo elétrico”, sintetizou o presidente e CEO da Hyundai Motor Europe, Michael Cole.


Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h