standvirtual.com O Nº 1 em Carros Vender Veículo

7 jogos para jogar no carro

jogos para jogar no carro em familia

Todos sabemos que as viagens de carro podem ser cansativas e dolorosas, especialmente quando nos esperam longas distâncias, por isso mostramos-lhe alguns jogos para jogar no carro e ajudar a viagem a passar mais depressa.

Quando se viaja em família, especialmente com crianças, por vezes cria-se um ambiente de ansiedade e inquietação para chegar ao fim da viagem, e com o passar do tempo, as crianças ficam saturadas e começam a fazer a clássica pergunta: “Falta muito? Papá, falta muito? E agora?”. Quem nunca, não é?

Os jogos são uma boa forma para contrariar isso e manter os mais novos entretidos durante a viagem. Conheça alguns jogos para jogar no carro para todos se divertirem, e fazerem com que o tempo passe “mais rápido”.

7 Jogos para jogar no carro em longas viagens


fazer jogos no carro com amigos

1. Quem é quem

Este jogo é um clássico, e arriscamo-nos a dizer que todos o conhecem. A versão mais conhecida deste jogo é em tabuleiro. Também o pode encontrar em formatos digitais, mais especificamente para smartphones e tablets.

No entanto, a versão que vamos sugerir é à moda antiga, ou seja, analógica. Não queremos deixar o condutor fora da diversão. Afinal, ele tem de se manter acordado e activo, certo?

Para quem não sabe, o quem é quem funciona da seguinte forma: cada jogador escolhe uma personagem misteriosa e através de perguntas com resposta sim ou não, deve-se adivinhar quem é a personagem misteriosa.

Como é que se pode jogar no carro durante uma viagem? É bem simples, nós explicamos.

Escolha um tema, por exemplo, família e amigos, equipas de futebol ou outro desporto, cinema, música. A partir desse tema, escolha uma pessoa e imagine as suas características. Agora só tem de responder às perguntas dos passageiros, com sim ou não.

Neste exemplo, o condutor é que começa a responder às questões dos passageiros. O tema escolhido é o futebol. Como é que se colocaria em prática?

Questão passageiros: Joga no campeonato português?
Condutor: Não

Questão passageiros: É português?
Condutor: Sim

Questão passageiros: Joga na selecção?
Condutor: Sim

Questão passageiros: É alto?
Condutor: Sim

Questão passageiros: Já ganhou alguma bola de ouro?
Condutor: Sim

Questão passageiros: Ainda está no activo?
Condutor: Sim

Já sabe a resposta? Se estava a pensar em Cristiano Ronaldo, está certíssimo. O primeiro passageiro a adivinhar a resposta é o vencedor.

2. Cor / marca do carro / letras da matrícula

Um jogo simples e que só requer alguma atenção por parte dos participantes.

Cada um dos participantes deve escolher uma cor. Essa cor deve ser distinta para cada um dos jogadores. Depois de todos escolherem uma cor, só precisam estar atentos e ver a cor dos carros com os quais se cruzam.

Para encontrar o vencedor há duas alternativas: o passageiro que contabilizar mais carros da cor que escolheu ganha, ou, em alternativa, o passageiro com menor número de ocorrências ganha.

Se preferirem, podem optar pela opção da marca do carro ou letras da matrícula. O jogo funciona da mesma forma.

Está a pensar que para adultos o jogo vai tornar-se monótono rapidamente? Temos uma ideia que pode ajudar.

Definam uma “recompensa” para o vencedor ou um “castigo” para o perdedor. Por exemplo, o vencedor ganha um gelado, ou o perdedor tem de cozinhar para todos, ou carregar a mala do vencedor, ou fazer 10 flexões.

Acredite que se forem criativos, o jogo vai-se tornar interessante.

3. Jogo do alfabeto

O jogo do alfabeto tem como objectivo desafiar a memória e a testar a velocidade de resposta. Qual é a melhor parte deste jogo? Pode ser adaptado aos gostos das pessoas que estão envolvidas.

Escolham uma letra do alfabeto, e uma pessoa para começar a jogar. A partir deste momento, cada pessoa vai ter de dizer uma palavra relacionada com a letra do alfabeto, dentro do tema que escolheram.

Vamos explicar para todos perceberem. Em conjunto, escolheram a letra “M”, para marcas de carros e o jogo começa no condutor.

Condutor: Mercedes-Benz
Passageiro 1: Mini
Passageiro 2: Mazda
Passageiro 3: Mitsubishi
Passageiro 4: “Passam 2 segundos e não se lembra da marca”.

Como o passageiro 4 não respondeu rapidamente, este é eliminado.

Como referido anteriormente, o jogo adapta-se aos gostos de quem joga. Podem escolher países, cidades, nomes de pessoas famosas, entre outras opções.

4. Pum

O “Pum”, tal como o jogo do alfabeto, é o jogo ideal para manter a mente activa e exigir respostas rápidas ao cérebro.

O jogo é muito interessante para passageiros adultos, e também pode ser excelente para desafiar a rapidez e capacidade de concentração das crianças e adolescentes.

Vamos então explicar como é que se joga ao “Pum”.

Há 2 regras essenciais:

  1. responder o mais rápido possível e sem hesitações. Não pode haver tempo para pensar;
  2. escolha múltiplos de um número, por exemplo, 2 e esses números nunca podem ser pronunciados – devem ser ditos como “pum”.

Passando à prática, imagine-se que há 1 condutor e 3 passageiros. O jogo começa no condutor e passa para os passageiros, no sentido do relógio.

O condutor vai começar a dizer os números, e os múltiplos não podem ser ditos e têm de ser substituídos pela palavra “Pum”.

Quem não usar a palavra “Pum”, em vez dos números, perde. Exemplificando, o condutor começa a contar:

Condutor: 1
Passageiro 1: “Pum”
Passageiro 2: 3
Passageiro 3: “Pum”

Passageiro 3: 8

Como o passageiro 3 disse 8, em vez de “Pum”, este vai ser eliminado. Porque como explicamos, todos os múltiplos de 2 não podem ser pronunciados.

Tornem as coisas mais interessantes, e escolham múltiplos de outros números. Podem ainda definir que todos os números que acabam em 7, devem ser substituídos por “Pum”.

Para o jogo despertar alegria, não se esqueçam da regra nº1: não há tempo para pensar.

5. Eu Vejo

O “Eu vejo” é semelhante ao quem é quem, mas ligado a objectos.

Dos vários participantes, escolham um que vai começar. Essa pessoa tem de descrever o objecto que está a ver, mas sem nunca referenciar o seu nome. Exemplificando:

Condutor: “Eu vejo vermelho.”
Passageiro: “É o carro da marca X que vai à nossa frente?”

Condutor: “Não. Eu vejo vermelho e uns detalhes brancos.”
Passageiro: “A camisa do Pedro.”

Condutor: “Não. Eu vejo vermelho com detalhes brancos e um N desenhado.”
Passageiro: “As sapatilhas da Teresa.”

Condutor: “Certo.”

Agora que já sabe como se joga, daqui para a frente é deixar a imaginação fluir.

6. Jogos Tradicionais

Há vários jogos tradicionais que podem ser jogados no carro. Assim, neste ponto vamos incluir mais do que um jogo.

Para alguns dos jogos, só precisa de um lápis e folha, noutros, se tiver o tabuleiro, a vida fica mais facilitada. Assim, há vários jogos que pode jogar ao longo da viagem:

  • jogo do galo
  • batalha naval
  • quatro em linha, caso não tenha o jogo em tabuleiro até pode desenhar um na folha e jogar no papel
  • jogo da forca

Alguns destes jogos estão também disponíveis para smartphone. Assim, precisa apenas de 1 ou 2 smartphones. Provavelmente também lhe irá dar jeito uma powerbank.

7. Sem tecnologia

O “Sem tecnologia” é um jogo semelhante ao que já se faz em alguns restaurantes.

Conhece os jantares de amigos em que todos colocam o telemóvel no centro da mesa? E quem pegar primeiro no telemóvel paga o jantar a todos?

Esta é uma versão semelhante, mas no carro.

Todos guardam os dispositivos electrónicos e quem pegar primeiro num destes dispositivos perde, e sofre uma “consequência”.

A ideia é retirar a atenção das pessoas dos ecrãs e evitar a “dependência” constante da tecnologia.

Ao mesmo tempo que se cumpre o objectivo principal, também se potencia o relacionamento entre as pessoas presentes no carro. Aliás, até pode ser uma boa oportunidade para jogar um dos jogos sugeridos anteriormente.

Veja também:

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h