standvirtual.com Vender Veículo

Leasing auto: vantagens e desvantagens

Leasing auto vantagens e desvantagens

O leasing é um contrato que, independentemente do objeto em causa, pressupõe o pagamento de uma prestação fixa. Ideal para quem não valoriza a propriedade, pouco indicado para quem não gosta de ter entre as suas obrigações a manutenção cuidada do automóvel. É que é importante não esquecer: ao fazer um contrato de leasing auto, o carro não é seu.

Entre as várias soluções de financiamento, quando se procura adquirir um automóvel, o leasing é uma das que surge à cabeça pela facilidade com que é possível formalizar um contrato do género. Funciona para um automóvel, mas também para uma impressora ou até para um imóvel.

O que é o leasing auto

No fundo, trata-se de um contrato de aluguer em que é estabelecido um valor mensal a pagar pelo uso de determinado bem, sendo este adquirido pela empresa que faz o contrato de leasing com o condutor final. No fim deste, o cliente pode renovar o contrato por igual período, trocando até de bem.

É por isto que o leasing é ideal para quem quer trocar de carro de quatro em quatro anos, mantendo o mesmo contrato e respetivo encargo mensal, mas beneficiando de um automóvel novinho em folha.

Mas há outras soluções: devolver o carro à financeira (e, dependendo das cláusulas acordadas, pode fazê-lo em qualquer altura) ou ficar com o mesmo, pagando o valor residual definido no início do contrato. No entanto, esta última ideia não é das melhores: o valor residual é normalmente muito inflacionado face ao valor real do usado e só valerá a pena se se gostar muito do veículo que se conduz e se este estiver em condições excelentes.

Artigo relacionado: ALD, leasing, renting, crédito automóvel ou crédito pessoal?

E não se esqueça: os juros pesarão na conta final, assim como o IVA calculado em cima destes. Por isso, e apesar de no leasing o financiamento ser possível a 100%, tente apresentar uma entrada inicial, de entre 10 e 30 por cento do valor do automóvel dos seus desejos. Não só esse dinheiro em mãos facilitará o processo de aceitação do leasing por parte da financeira como se traduzirá numa considerável poupança. Além disso, o facto de não estar totalmente dependente da financeira irá dar-lhe uma maior margem de manobra para negociar os termos do contrato do leasing.

No entanto, antes de decidir se o leasing é a melhor modalidade para comprar um carro, passe em revista as vantagens e as desvantagens desta solução financeira.

Vantagens do leasing auto

Financiamento total

Na solução de leasing, é possível pedir financiamento até 100% do bem a adquirir com todos os encargos legais incluídos – ou seja, não precisa de ter poupanças para conseguir o carro dos seus sonhos. No entanto, reveja o que escrevemos em cima – uma entrada inicial ser-lhe-á sempre favorável

Rapidez

O leasing auto é provavelmente o produto financeiro com resposta mais rápida e com o processo mais facilitado – afinal, apenas irá contratar um aluguer, sem necessidade de todas as burocracias inerentes à propriedade que se mantém do lado da locadora.

Compra a pronto

Ou melhor, a locadora compra a pronto, logo a conversa com o concessionário será sempre sobre uma venda limpa, a qual lhe poderá dar alguma margem de negociação.

Isenções e benefícios

Isenção de imposto selo na comissão de abertura, benefícios fiscais para empresas e juros do leasing que são geralmente menores do que em outras opções de financiamento.

Renovação

Possibilidade de renovar o contrato, indo buscar um carro novo, sem que por isso tenha despesas acrescidas.

 
Vai vender o seu carro? Anuncie-o no Standvirtual

 
Desvantagens de fazer um contrato de leasing para o seu carro novo

Propriedade

Não se esqueça que o carro não é de quem o conduz, ou seja, a propriedade mantém-se com a financeira durante todo o contrato, mas o locatário é responsável por toda a sua (boa) manutenção. No entanto, qualquer melhoria reverterá a favor da financeira e nunca de quem fez o investimento. Pense nisso antes de instalar um sistema de som de última geração.

Preço do seguro

O facto de o carro ter propriedade alheia obriga a um seguro contra danos próprios, mais dispendioso – no entanto, este é habitualmente um dos termos do contrato de aluguer.

Comissões

A intenção de antecipar a liquidação do contrato obriga ao pagamento de elevadas comissões.

Valor residual

O valor residual do carro, cujo pagamento confere a propriedade a quem o conduz, é extremamente inflacionado, já que o que interessa à financeira é perpetuar o contrato de leasing. Ou seja, se a ideia passa por ficar com um carro para a vida, melhor escolher outra solução para o comprar.

 
Leia também:

Comprar carro: como escolher o melhor crédito automóvel

6 carros desportivos novos por menos de 30.000€

Comprar primeiro carro: dicas para fazer um bom negócio

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h