standvirtual.com Vender Veículo

Listámos as melhores práticas de gestão de concessionários

Gestão de concessionário

Realizar uma boa gestão de concessionários de automóveis é crucial para conquistar o mercado e aumentar a reputação do seu estabelecimento. Afinal, de nada serve oferecer os melhores veículos para venda e ter uma equipa competente se falhar nas etapas de gestão.

O setor automóvel é exigente e não aceita muitos erros. Por isso, é preciso fazer planos e otimizar processos para progredir constantemente.

Melhore a comunicação interna

Falhas na comunicação interna podem comprometer o negócio, mais cedo ou mais tarde. Quando a partilha de informações entre os funcionários é inconsistente, o resultado é de conflito e desorganização.

Portanto, um dos aspectos essenciais para a otimização da revenda de carros é a boa comunicação. É preciso falar com clareza sobre os assuntos mais relevantes do negócio, dar feedback aos vendedores sobre o que estão a fazer de correto e de errado, além de saber ouvir críticas e sugestões de cada membro da equipa. Desta forma, todos têm oportunidades para aprimorar o seu trabalho atual, o que favorece o desenvolvimento da empresa.

Cuide das vendas

Não podemos pensar em melhorar a gestão do concessionário sem considerar as abordagens de venda. Afinal, esta é a alma do seu empreendimento. Se as vendas não acontecem, todos os outros assuntos e departamentos da loja param.

Artigo recomendado: Aumentar vendas de carros: dicas para impulsionar o seu stand

Para evitar este problema, a equipa de vendas deve saber para quem vender e o que vender. Por isso, é crucial conhecer bem os automóveis, bem como compreender os desejos e as demandas de cada consumidor de forma individual.

Com este conhecimento, será possível oferecer carros que realmente combinam com as preferências e necessidades de cada comprador. Neste processo, enquanto gestor, deve encorajar a sua equipa. Para isso, defina metas, sugira abordagens estratégicas através de diálogos persuasivos e foque-se na experiência do público.

Mapeie os processos

Mapear processos nada mais é do que documentar, definir passos, instruir e fazer diagnósticos para as atividades que envolvem o seu concessionário. Assim, tanto o gestor como os seus colaboradores podem apontar fatores de melhoria para as tarefas que são executadas diariamente.

Tenha um sistema de gestão de concessionário eficiente

Hoje em dia, as lojas que não usam um bom sistema de gestão perdem “terreno” no mercado. Isto porque uma ferramenta de qualidade potencializa e automatiza as operações fiscais e tributárias — evitando que o estabelecimento cometa erros ao gerar notas fiscais ou pagar impostos, por exemplo. Assim, é possível poupar uma grande quantia em dinheiro ao evitar o pagamento de multas.

Além disso, um software especializado em gestão de concessionários pode oferecer diversas funcionalidades úteis e estratégicas para o seu negócio.

Ao investir num recurso deste calibre, toda o seu estabelecimento se torna mais organizado e eficiente.

É importante realçar que enquanto as suas rotinas fiscais forem realizadas manualmente, as suas vendas estarão sujeita a grandes erros, porque comercializar veículos com valores altos e incorretos pode colocar em risco a sua imagem. Por isso mesmo, automatizar estes processos deixa tudo mais prático, simples e seguro.

Assim, o programa estará preparado para quaisquer demandas do seu concessionário, atendendo a tudo o que necessita para realizar as suas tarefas e obrigações no dia a dia. Como consequência, deixará de realizar atividades burocráticas e poderá concentrar a sua energia e tempo em assuntos mais estratégicos.

Forme a sua equipa

Formar a sua equipa

Funcionários formados são mais envolventes e produtivos no processo de compra. Ou seja, investir em formações é uma ótima ideia para vencer dificuldades e progredir. A instrução da sua equipa pode ser feita por si, gestor, ou por instituições de ensino.

Uma boa sugestão para melhorar a performance dos colaboradores em vendas é identificar o seu vendedor mais experiente para que este possa compartilhar conhecimento e dicas com os colegas. Porém, não se esqueça de promover a motivação, recompensando aqueles que realizam um bom trabalho. 

Explore o marketing e os seus diversos caminhos

Atualmente, é complicado chamar a atenção da clientela sem qualquer abordagem em marketing. Em contrapartida, com os smartphones, internet e plataformas de compra e venda online, nunca foi tão fácil divulgar produtos e obter bons retornos. Um exemplo disto é o marketing digital, que permite elaborar anúncios para consumidores bastante específicos.

Com isto, não terá de desperdiçar dinheiro com propaganda para quem não pretende comprar o que o seu negócio oferece. Em vez disso, desenvolverá ofertas focadas no perfil de seus possíveis compradores.

Portanto, experimente! Crie anúncios em plataformas de vendas online e faça parcerias com outros negócios, através de redes sociais para divulgar o seu estabelecimento. Outra dica é produzir vídeos, pois grande parte do consumo de conteúdo atual é neste formato. Pense até em criar um canal da sua loja no YouTube.

Artigo recomendado: Vai fazer um vídeo do carro para um anúncio? Conheça 7 dicas!

Assim, pode apresentar as novidades automóveis ou até mesmo exibir detalhes — tanto internos quanto externos. Uma boa ideia é fazer um test drive virtual para expor como o veículo se comporta nas ruas e estradas.

Todas as recomendações mencionadas acima são muito mais baratas e eficientes do que anúncios televisivos. Ainda que tenha um capital de marketing reduzido, colocar algumas destas abordagens em prática pode gerar excelentes resultados.

Leia também:

Tópicos relacionados:
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h