standvirtual.com Vender Veículo

MC20: o novo supercarro da Maserati

MC20 novo supercarro da Maserati
Com o nome de Stellantis, o resultado da fusão do conglomerado industrial Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e grupo PSA, que reúne os emblemas Peugeot, Citroën, DS e Opel (Vauxhall, em alguns mercados), deverá ser uma realidade no fim do primeiro trimestre de 2021. E, com isto, a PSA almeja chegar aos EUA. Mas do lado da FCA também há elevadas ambições, como ser a parte que oferece ao todo a “joia da coroa” sob a forma da italiana Maserati, a insígnia de luxo que nesta rentrée acaba de apresentar o seu primeiro supercarro em 15 anos.

Descrito como elegante e peso-pluma, o novo MC20 chega com características técnicas capazes de lhe granjear um lugar entre os mais velozes: acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 325 km/h. Para tal vale-se do facto de ser capaz de extrair do motor de 3,0 litros uns valentes 630 cv de potência e um binário máximo de 730 Nm, geridos por uma transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades. Claro que o desempenho também se deve a outros grandes detalhes, como a posição do motor, montado no centro, o que permite equilibrar pesos e massas. Já a diversão é garantida pela tração traseira.

O MC20 será comercializado na Europa a partir de 216 mil euros (aos EUA deverá chegar desde 230 mil dólares), sendo este um valor ainda sem impostos que se tornam pesados dadas as emissões e a cilindrada do motor – uma breve simulação coloca o valor do carro em Portugal mais próximo dos 300 mil do que da centena abaixo. Menos penalizada deverá ser a versão 100% elétrica prevista para o próximo ano – mas, claro, o preço base também não deverá ser o mesmo.

 
Veja todos os Maserati usados à venda no Standvirtual

 
Certo é que a FCA tem elevadas expectativas para o MC20, com o CEO da FCA Mike Manley a perspetivar o regresso da Maserati aos lucros já a partir do próximo ano, depois de em 2019 ter registado um prejuízo operacional de 199 milhões de euros. E até 2023 prevê-se mais novidades, como um novo SUV e modelos GranTurismo e GranCabrio.

“A Maserati está no início de uma viagem muito excitante”, analisou o responsável, citado pela Reuters, dizendo mesmo que a marca de Bolonha está destinada a ser a “joia da coroa” do futuro Stellantis. Isto porque, explica o empresário, a carteira da futura Stellantis não tem outra marca de luxo global.

O poder do tridente

Diz-se pelas redes que falta a este MC20 o porte agressivo de qualquer supercarro. Mas o tridente não engana e deixa adivinhar todo o poder que se esconde sob as linhas fortes e ao mesmo tempo extremamente simples, capazes de oferecer ao automóvel o que ele mais precisava: uma excelente aerodinâmica.

previous arrow
next arrow
Slider

A baixa resistência ao ar é conseguida ainda pela inclusão de saias laterais, pelas portas em forma de borboleta, com os puxadores que recolhem, ou pela linha descendente do tejadilho.

Além disso, o tridente surge na dianteira mesmo no meio de uma grelha encaixada entre duas entradas de ar que têm como objetivo gerar força descendente. Atrás, as formas do tridente exibem-se no vidro, mas é a parte inferior que arranca suspiros, com o escape duplo.

Por dentro também há notas dignas de registo, com acabamentos em carbono e alumínio, o que ajuda a manter o peso do carro baixo. A fibra de carbono é encontrada, por exemplo, no volante ou na consola central, enquanto o painel de instrumentação é digital, de dez polegadas. Ao centro do tablier, outro ecrã, também de 10’’, trata de tudo o que está relacionado com o sistema de infoentretenimento.

Já para quem está preocupado com os desaires do dia a dia, a Maserati decidiu mostrar que um supercarro pode continuar a primar pela funcionalidade, ao dotar o MC20 de um sistema que lhe permite passar incólume por qualquer lomba, ao elevar o veículo cinco centímetros. O extra só funciona até uma velocidade de 40 km/h.

 
Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h