standvirtual.com O Nº 1 em Carros Vender Veículo

7 dos melhores carros americanos de sempre: conheça-os

Melhores carros americanos de sempre

Dos EUA, chegou-nos o primeiro carro de producção em série e a cultura dos muscle cars. Conheça, agora, alguns dos 7 melhores carros americanos de sempre.

A indústria de carros americana é conhecida por ter alguns dos “pesos pesados” do mundo automóvel – que infelizmente são cada vez mais raros, sobretudo no velho continente, onde os preços proibitivos do combustível e as restrições quanto às emissões de gases poluentes tornam practicamente impensável circular com um muscle car da “velha guarda”.

No entanto, do outro lado do oceano, a história não se faz só de carros excêntricos, tendo sido os Estados Unidos da América o país onde foi pensado, projectado e construído em série o primeiro automóvel da história mundial.

A cultura automóvel norte-americana é tão grande que os Estados Unidos da América e o Canadá representam 95% das vendas dos modelos Ford F-Series que, curiosamente, é, actualmente, o segundo carro mais vendido do mundo, com uma dessas pick-up a ser vendida nos Estados Unidos da América a cada 42 segundos.

Conheça, então, alguns dos 7 melhores carros americanos de sempre e saiba por que é que estes modelos ficaram nos anais da história automobilística mundial.

Top 7: melhores carros americanos de sempre


1. Cadillac DeVille

Melhores carros americanos de sempre cadillacFonte: Wikimedia/That Hartford Guy

É, sem dúvida, um dos carros americanos mais icónicos de sempre e representa na perfeição aquilo que era a cultura automobilística americana dos anos  70: um  sedan de enormes proporções (e peso), com um potente motor V8 e um interior farto de luxos.

O nome DeVille é francês e significa “da cidade”. Apesar dos mais de 5 metros de comprimento e quase 2 de largura, o Cadillac DeVille era mesmo um carro pensado para circular no trânsito da cidade, no maior dos confortos.

A sua producção iniciou-se em 1949 e foi cessada em 2005. No entanto, o modelo produzido entre os anos de 1971 e 1973 é aquele que é mais apetecido entre os coleccionadores. Em 2006, o DeVille foi substituído pelo Cadillac DTS (DeVille Touring Sedan), que é o automóvel que inspirou o carro do presidente dos Estados Unidos da América.

-> Veja aqui opções de Cadillac no Standvirtual.

2. Ford GT

Melhores carros americanos de sempre ford gtFonte: Wikimedia/Paulo Guereta

O GT não só é um dos melhores carros americanos de sempre, como um dos carros mais prestigiados da história, não só pela sua aparência, mas também pelo seu pedigree de competição e sucessos desportivos.

A história do Ford GT começa nos anos 60, quando a constructora norte-americana construiu 135 unidades do Ford GT40 para dominar as pistas e acabar com a hegemonia da Ferrari, nas competições automóveis. O sucesso do Ford GT foi tão grande que venceu, de forma consecutiva, as edições de 1966, 1967, 1968 e 1969 da mítica corrida das 24h de Le Mans.

Impulsionada pela nostalgia, e para comemorar os 60 anos do Ford GT40, a marca da oval anunciou em 2015 que voltaria a lançar uma nova geração do Ford GT e que este carro voltaria a competir nas 24h de Le Mans. E assim foi, em 2017, o Ford GT voltou ao circuito de La Sarthe e venceu novamente a prova.

A producção do novo Ford GT começou em Dezembro de 2016 e a Ford anunciou que apenas iria produzir 290 unidades por ano e que a producção cessaria em Dezembro de 2019, num total de 870 unidades fabricadas, o que o tornam numa “peça” de colecção bastante exclusiva.

3. Ford Mustang Mk1

Melhores carros americanos de sempre mustangFonte: Wikimedia/Matt Morgan

O Ford Mustang é um ícone da constructora sediada em Detroit e de toda a indústria automóvel. É (unanimemente) considerado um dos carros mais bonitos da história e foi o primeiro carro alguma vez produzido focado, claramente, na componente desportiva, mas a um preço muito acessível para o norte-americano de classe média.

Embora o símbolo do Mustang tenha origem na raça de cavalos hispânica com o mesmo nome, a designação deste modelo da Ford provavelmente advém do Mustang P51, considerado o melhor avião de combate da Segunda Guerra Mundial.

O sucesso deste automóvel foi tão grande que, apenas no segundo ano de producção, o Mustang já tinha vendido mais de 1 milhão de unidades.

4. Chevrolet Corvette C2

Melhores carros americanos de sempre corvette

Fonte: Wikimedia

Lançado em 1953, o Chevrolet Corvette foi considerado o primeiro carro americano desportivo de 2 lugares. Apesar de hoje em dia ser, também, um modelo com bastante longevidade (existindo ainda hoje uma geração do Corvette), a segunda geração é considerada pelos coleccionadores como a mais valiosa. Isto, porque a segunda geração era conhecida como a “Sting Ray”, que havia sido inspirada no concept car Corvette Mako Shark (nome do tubarão mais rápido dos oceanos).

Esta foi a primeira geração do Corvette a estar equipada com travões de disco nas 4 rodas e um motor V8 de 6,5L que deitava 425cv de potência.

5. Ford Model T

Melhores carros americanos de sempre model tFonte: Wikimedia

Não é possível falar nos melhores carros americanos de sempre, sem mencionar o importantíssimo Ford Model T, o primeiro carro a ser produzido em massa. Por ser produzido em linha de montagem, o Ford Model T foi o primeiro carro acessível ao povo da classe média. Foi, também, graças ao Ford Model T que muitos países adoptaram a conducção pelo lado direito (algo que, até então, era algo arbitrário, mas com a standardização de um modelo, se tornou padrão, pois este era um automóvel com volante à esquerda).

Este carro é um marco histórico por ter, practicamente, iniciado o fenómeno da cultura de massas. Apresentado ao mundo em 1908, foi produzido durante 19 anos, período em que centenas de milhares de automóveis foram feitos.

6. Cadillac Eldorado

Melhores carros americanos de sempre eldoradoFonte: Wikimedia/Michi1308

Sabia que a americana Cadillac foi a primeira marca a incorporar luzes eléctricas nos automóveis? O mítico e icónico Cadillac Eldorado é, definitivamente, um dos carros clássicos americanos mais conhecidos e representava, nos anos 60, a gama superior ao DeVille, mais talhada para o luxo e conforto do que para o uso na cidade.

O Eldorado, apesar de já não ser fabricado, é uma das referências da indústria automobilística norte-americana. Foi a resposta da Cadillac aos carros de luxo europeus e oferece um motor tão potente e imponente como o seu tamanho. Este carro, à semelhança dos Rolls Royce hoje em dia, trazia incorporados copos para que os passageiros pudessem saborear o seu whisky durante a viagem.

7. Ford Shelby Cobra

Melhores carros americanos de sempre shelby cobraFonte: Wikimedia/Bull-Doser

A Ford pediu ajuda ao designer Carroll Shelly para construir o chassis de um carro desportivo para competir contra o Chevrolet Corvette e que fosse capaz de suportar o potente motor V8 da Ford de 427 polegadas cúbicas ou 7.0L em termos europeus.

O desafio foi aceite e, assim, surgiu o Shelby Cobra, no ano de 1963. Para além de ser um dos automóveis mais bonitos de sempre, este carro foi um verdadeiro sucesso nas pistas de corridas, pois era extremamente ágil e capaz de atingir uns estonteantes 280 km/h!

Leia também:

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h