standvirtual.com O Nº 1 em Carros Vender Veículo

Conheça os 10 melhores carros italianos de sempre

Melhores carros italianos

Itália é um verdadeiro paraíso para quem gosta de automóveis rápidos e exóticos. Descubra connosco os 10 melhores carros italianos de sempre e deslumbre-se!

No que toca a comida, já sabemos de que Itália só vêm bons ventos e bons casamentos. Porém, nem só de pasta e pizza vive o país em forma de bota.

Itália é, na verdade, um dos maiores e mais importantes países no que a carros diz respeito, sendo casa de algumas das maiores e mais prestigiadas marcas de automóveis como a Ferrari, Alfa Romeo, Lamborghini, Fiat ou Maserati.

Design, velocidade e, mais recentemente, luxo são as imagens de marca dos melhores carros italianos de sempre.

Construídos com a paixão de quem ama o que faz, os automóveis italianos não são reconhecidos por terem a fiabilidade de um carro alemão, mas são sem dúvida os mais belos e mais divertidos de conduzir, levando os seus condutores a avaliarem os seus consumos em “sorrisos aos 100” em vez de “litros aos 100”.

A nossa selecção dos melhores carros italianos de sempre baseia-se na diversidade das marcas daquele país e na importância de cada modelo na respectiva época. Fique, agora, a conhecê-los.

Top 10 dos melhores carros italianos de sempre


1. Ferrari 250 GTO

Melhores carros italianos ferrari gtFonte: Wikimedia Commons/PSParrot

O Ferrari 250 GTO não é só um dos carros mais belos, mas também um dos mais exclusivos alguma vez fabricado pela marca do “cavalino rampante“. Apenas 36 unidades foram produzidas entre 1962 e 1964.

Inicialmente, o Ferrari 250 GTO foi produzido segundo as homologações da FIA para poder competir nas mais importantes corridas a nível mundial, como por exemplo as 24horas de Le Mans ou o mítico Tour de France, tendo vencido algumas destas provas por várias ocasiões. O próprio nome GTO significa, em italiano, Gran Turismo Omologata.

Este modelo foi, posteriormente, “promovido” às estradas, mas devido à sua importância e exclusividade (apenas algumas unidades sobreviveram intactas às corridas), foram sendo guardados nas garagens de alguns dos maiores coleccionadores de automóveis a nível mundial.

O Ferrari 250 GTO, com o número de chassis 4153GT, detém o recorde de automóvel mais caro alguma vez vendido, tendo sido comprado por David MacNeil por 70 milhões de dólares (59 milhões de euros).

2. Lamborghini Miura

Inicialmente, a Lamborghini era uma constructora de tratores muito conceituada e bem sucedida em Itália. Contudo, após uma zanga entre Ferruccio Lamborghini (proprietário da Lamborghini) e Enzo Ferrari (fundador da Ferrari), o dono da constructora de automóveis agrícolas decidiu que iria “ensinar” a Enzo Ferrari como construir o melhor e mais rápido automóvel do mundo.

Apesar do Miura não ter sido o primeiro carro criado pela Lamborghini, foi talvez o mais importante da história da marca e por vários motivos. Não só as suas linhas o tornaram num dos carros mais bonitos de sempre, como também foi o primeiro supercarro de produção em série com o motor montado na parte central do automóvel, algo que até então era apenas utilizado nos automóveis de corridas.

Este carro serviu de modelo e exemplo para praticamente todos os supercarros da era moderna, já que a grande parte deles utiliza esta configuração que permite distribuir melhor o peso por ambos os eixos, garantido assim melhores performances. E é, também, por isso que o Miura merece um lugar de destaque na nossa selecção de melhores carros italianos.

3. Alfa Romeo Duetto Spider

Melhores carros italianos alfa romeoFonte: Wikimedia Commons/ilikewaffles11

Eventualmente poderá achar repetitiva esta expressão, mas este Alfa Romeo é também uma das peças de arte motorizadas mais belas de que há memória.

Produzido entre 1966 e 1969, este carro estabeleceu o padrão de beleza que os carros dos anos 60 e 70 deveriam ter para serem um sucesso.

A favor deste pequeno descapotável da Alfa Romeo jogava o facto de ser bastante divertido de conduzir e, também, relativamente acessível, factores que o tornaram num verdadeiro sucesso.

Cada vez mais raro, este modelo tem visto o seu valor de mercado subir nos últimos anos e será em breve uma verdadeira peça de museu.

4. Fiat 124 Spider

O Fiat 124 Spider é um dos melhores modelos de sempre fabricados pela Fiat. Produzido entre 1966 e 1980, o 124 Spider foi um dos mais de 140 modelos desenhados nos escritórios “Pininfarina” para a Fiat, mas foi sem dúvida aquele que teve mais sucesso.

Em plenos anos 60, eram várias as celebridades que utilizavam este carro e era bastante comum ver estes modelos estacionados ao lado de Ferraris ou Aston Martin, em diversas cidades da riviera francesa e, sobretudo, nas terras costeiras italianas.

A Fiat é sem dúvida a maior constructora automóvel de Itália e o 124 Spider, sendo um dos melhores Fiats de sempre, merece obviamente também constar nesta lista.

5. Lancia Delta Integrale

 

Melhores carros italianos lancia delta

Com mais de 40 vitórias em provas do campeonato mundial de ralis, o Lancia Delta Integrale conquistou o coração de todos os amantes deste desporto nos anos 80 e 90.

Infelizmente, a Lancia fechou portas em todos os países europeus, excepto em Itália e, hoje em dia, apenas produz um modelo – o Lancia Ypsilon -, deixando descontentes todos aqueles que querem ver uma reencarnação daquele que foi um dos melhores Lancias de sempre e, também, um dos hatchbacks mais rápidos dos anos 90.

6. Ferrari F40

Melhores carros italianos ferrari fFonte: Wikimedia Commons/Ben – F40

Alguma vez lhe perguntaram que poster tinha no quarto quando era mais jovem? Se respondeu Ferrari F40, certamente não foi o único.

Este carro é um autêntico postal e é, provavelmente, um dos automóveis da Ferrari mais especiais de sempre. Foi o último carro aprovado pelo fundador da marca, Enzo Ferrari, antes deste falecer. Além disso, foi também o primeiro carro da história a atingir os 320km/h.

Este carro não tem qualquer ajuda à condução. Não tem ABS, airbags, controlo de estabilidade, nem tão pouco direcção assistida. É um verdadeiro carro para os amantes da condução mais pura. É, sem dúvida, um dos melhores carros italianos de sempre e, para muitos, o melhor carro da história automóvel.

7. Lamborghini Reventón

É um dos Lamborghini mais exóticos e exclusivos de toda a história. Apenas foram construídos 20 exemplares: 10 coupé e 10 descapotáveis e cada um custava mais de 2.000.000€.

Este modelo foi um marco histórico na constructora de Sant’Agata Bolognese, pois foi o primeiro carro lançado pela Lamborghini após ter sido comprada pela Audi. Com este modelo, a “nova” Lamborghini quis mostrar ao mundo que rumo pretendia tomar.

Totalmente inspirado na temática da aviação militar, com várias linhas a fazerem lembrar o caça F-22 e movido por um motor V12 de mais de 600 cavalos, este carro é sem dúvida um dos grandes ícones automóveis de Itália e uma peça de museu muito valiosa.

8. Maserati MC12

Melhores carros italianos maserati mcFonte: Wikimedia Commons/Ben

O Maserati MC12 não é nada mais nada menos do que um Ferrari Enzo, totalmente desprovido de luxos e focado numa condução rápida em pista.

Com ambas as marcas a pertencerem ao grupo Fiat Chrysler, a Maserati aproveitou toda a engenharia do magnífico Ferrari Enzo (nomeado em honra do fundador da Ferrari) para construir um carro bonito e imponente.

Quem tinha um Maserati MC12 sabia que uma viagem (ainda que curta) não seria confortável (este carro não tinha rádio, nem tão pouco ar condicionado), mas também sabia que seriam os quilómetros mais prazeirosos daquele dia, pois o “cantar” do magnífico V12 deste Maserati é uma verdadeira sinfonia.

9. Pagani Zonda

Melhores carros italianos pagani zondaFonte: Wikimedia Commons/Alexandre Prévot

A Pagani é uma das constructoras italianas mais recentes e se não é um verdadeiro aficcionado por automóveis, talvez nunca tenha ouvido falar destes carros.

Esta marca foi fundada em 1992 por Horacio Pagani,  designer e engenheiro italo-argentino que disse querer construir os carros mais bonitos do mundo, inspirando-se para isso no elemento mais bonito da natureza: as mulheres.

O Zonda foi o primeiro carro da Pagani, construído em 1999, ao qual se seguiram várias versões: Zonda S, Zonda Roadster, Zonda F, Zonda R e Zonda Cinque.

Segundo Horácio Pagani, o Zonda tem ópticas frontais inspiradas nos olhos de uma mulher e a traseira deste é significativamente mais larga do que a parte da frente, simbolizando as ancas de uma senhora. Juntando a tudo isto um motor V12 atmosférico com mais de 600 cavalos, estão reunidas todas as condições para um supercarro digno de admirar e sobretudo de “escutar”!

Gostos não se discutem, mas se o Pagani Zonda não é para si um dos carros mais bonitos da história, é inegavelmente um dos melhores carros italianos de sempre.

10. Ferrari LaFerrari

Melhores carros italianos la ferrariFonte: Wikimedia Commons/Rob Oo

É o carro mais recente desta lista e é, também, o carro italiano mais potente e mais rápido de sempre, pelo que merece fechar a nossa lista dos 10 melhores carros italianos de sempre.

Este Ferrari tem este nome porque, segundo os responsáveis de Maranello, este é o verdadeiro Ferrari: uma demonstração de potência e beleza superior a qualquer outra coisa até então vista.

O LaFerrari ganhou o seu lugar na história não só por ser um dos carros mais rápidos de sempre, mas também porque foi um dos “3 grandes” (juntamente com o Porsche 918 e o McLaren P1) a demonstrar que a tecnologia híbrida serve também para tornar os carros mais rápidos e não aborrecidos, ao mesmo tempo que se salva o planeta.

Com vários componentes tecnológicos derivados directamente dos carros de Fórmula 1, este automóvel alia um potente V12 à tecnologia elétrica produzindo quase 1000 cavalos de potência, tendo o dom de poder fazer manobras a baixa velocidade em modo 100% elétrico.

Leia também:

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h