standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

7 melhores estradas para conduzir em Portugal

Portugal é considerado o 2º país da UE com as melhores estradas para conduzir. Conheça estas “pistas ao ar livre” que farão as delícias de qualquer petrolhead.

Portugal é um país de dimensões pequenas, mas verdadeiramente sortudo no que toca a localização geográfica e clima, o que nos permite ter mais de 300 dias de sol por ano e estarmos sempre a apenas alguns passos do mar.

Como tal, seria de antever que as estradas em Portugal tivessem paisagens realmente incríveis e de cortar a respiração. E a verdade é que em cada curva das nossas serras existem verdadeiros “tesouros escondidos”.

Sabia, por exemplo, que uma destas estradas já foi considerada “a mais bonita do mundo”? Conheça algumas das 7 melhores estradas para conduzir em Portugal.

Melhores estradas para conduzir em Portugal: conheça o nosso top 7


carro parado na estrada

1. Estrada Nacional 2 (N2) – Chaves a Faro

É a chamada “Route 66 portuguesa”. Quem nunca ouviu falar desta estrada? Com uma extensão de 737 quilómetros, é a estrada mais longa em Portugal, e atravessa o país de ponta a ponta: de Chaves a Faro.

Com cada vez mais auto-estradas, a Nacional 2 deixou de ser tão transitada, mas a sua beleza e as suas paisagens continuam intactas, por isso, melhor do que nunca, esta é a altura ideal para atravessar Portugal, e sem pagar portagens! Entre os mais de 700km de distância, destaca-se o troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel, considerado como património nacional.

2. Estrada Nacional 112 (N112) – Portela do Vento a Castelo Branco

A Estrada Nacional 112 liga os municípios da Pampilhosa da Serra e Castelo Branco. São 94 os quilómetros de extensão que têm destaque a passagem no topo da Serra do Açor.

As curvas são muitas, mas o piso é largo, a fazer recordar verdadeiramente circuitos míticos, como por exemplo Spa Francorchamps. Com vistas panorâmicas fantásticas e muitos pontos onde parar, certamente não se vai arrepender de descobrir o país nesta estrada.

3. Estrada Nacional 222 (N222) – Régua a Pinhão

Segundo um estudo da Avis, citado na maioria dos órgão de comunicação internacionais, a Estrada Nacional 222 é a melhor estrada para conduzir do mundo. Os 27km desta rota são descritos como indo “directamente ao coração do vale do Douro, oferecendo vistas deslumbrantes sobre os socalcos”. Neste estudo, seguindo a N222, encontramos a marginal da Califórnia, nos Estados Unidos e, em terceiro lugar, Holmes Chapel – Alderley Edge, no Reino Unido.

Para além das incríveis vistas sobre o Douro Vinhateiro, esta estrada aproxima-se daquilo que são os valores ideais para a melhor experiência de condução ao volante de qualquer carro: uma proporção 10-1, 10 segundos gastos em recta por cada segundo gasto em curva.

4. Estrada Nacional 230 (N230) – Aveiro a Covilhã

A Estrada Nacional 230 liga as cidades de Aveiro e Covilhã, e é uma das mais desafiantes em termos de condução, sobretudo se tiver um carro dotado de uma suspensão mais desportiva e um motor capaz, devido à inúmeras curvas que caracterizam este traçado.

Outras das característica que pauta a N230 são, sem dúvida, as suas paisagens, ou não fosse esta estrada “mergulhar” em pleno coração da Serra da Estrela, proporcionado um incrível miradouro de quilómetros para quem quiser apreciar a serra mais alta de Portugal Continental.

5. Estrada Nacional 247 (N247) – Cascais a Peniche

A N247 é, desta lista, uma das vias mais movimentadas, uma vez que está próxima de uma das zonas mais populosas de Portugal e as suas vistas são de cortar a respiração. Apesar desta via ligar os municípios de Cascais e Peniche, o troço de maior destaque são sem dúvida os 20km que ligam Cascais e Colares.

Um traçado bem sinuoso, mas bastante largo e com o piso em condições imaculadas, ideal para passear no verão de mota ou num belo descapotável, ladeado pelo oceano numa mão, e pela encosta da serra de Sintra na outra.

6. Estrada Nacional 339 (N339) – Covilhã a Torre

A EN339 leva-nos até aos 1992 metros do ponto mais alto de Portugal Continental. É uma estrada bastante perigosa, repleta de curvas e contra-curvas, pelo que só se deve aventurar neste troço caso não esteja a chover ou nevar e caso os seus travões e pneus estejam em perfeitas condições.

No entanto, e caso estejam reunidas todas as condições de segurança, as paisagens que esta estrada oferece são inigualáveis por qualquer outro traçado em Portugal.

7. Estrada Nacional 309 (N309) – Braga a Caldelas (Taipas)

A Rampa da Falperra é uma das principais provas do campeonato nacional de montanha, e as curvas desta rampa são absolutamente divinais de percorrer para quem é um verdadeiro entusiasta da condução.

Outra das vantagens de subir a nacional 309 é, sem dúvida, a paisagem. Começando o trajeto a partir da cidade de Braga, sensivelmente a meio do caminho chegamos ao topo da montanha onde fica o Santuário do Sameiro, onde podemos contemplar toda a cidade de Braga e, nos dias mais solarengos, até conseguimos ver o mar!

Leia também:

7 melhores estradas para conduzir em Portugal
Gostou deste artigo?
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h