standvirtual.com Vender Veículo

Os carros mais seguros de 2020

Os carros mais seguros de 2020

A segurança dos automóveis é uma preocupação cada vez maior dos fabricantes, sobretudo a operarem em mercados mais exigentes com esses aspetos, como é o caso do europeu. Afinal, as estatísticas da Organização Mundial da Saúde mostram que todos os anos morrem mais de 1,35 milhões de pessoas nas estradas de todo o mundo: o equivalente a caírem uns seis Boeing 777 (o maior avião comercial do mundo, cuja lotação máxima é de 550 passageiros) todos os dias!

Na Europa, a segurança dos vários automóveis é avaliada pelo Euro NCAP, organismo independente, fundado em 1997, e atualmente financiado pela União Europeia, sendo que, de forma regular, as regras são apertadas, tendo 2020 sido um desses anos, com a introdução de um novo teste que avalia a forma como um carro interage com o meio que o envolve numa colisão, bem como a forma como protege os seus ocupantes. Além disso, o impacto da barreira lateral foi tornado mais severo, passando a ser feita uma avaliação da proteção dos ocupantes do lado oposto e da interação entre os ocupantes do veículo em tais impactos, influenciando também a avaliação da Proteção de Ocupantes Infantis.

Os testes de impacto para a avaliação da proteção dos peões e ciclistas permanecem inalterados, mas são acrescentados cenários, idealizados para avaliar os sistemas autónomos de travagem de emergência. Na Assistência de Segurança, o lembrete do cinto de segurança é incorporado na “monitorização do estado dos ocupantes”, que também inclui sistemas para determinar se um condutor está cansado ou se a sua atenção está diminuída por qualquer outra razão.

Artigo relacionado: Carrinhas com melhor classificação EuroNCAP em 2020

Com todas estas alterações, e num ano atípico, em que foram testados apenas 11 automóveis, nove conseguiram as ambicionadas cinco estrelas (por ordem alfabética: Audi A3, Honda Jazz, Isuzu D-MAX, Kia Sorento, Land Rover Defender, Mazda MX-30, SEAT Leon, Toyota Yaris, Volkswagen ID.3), ainda que uns tenham obtido melhor avaliação do que outros. Os dois que sobram tiveram quatro (Honda e) e três (Hyundai i10).

Destacamos aqui os cinco carros mais seguros de 2020

Volkswagen ID.3

Volkswagen ID3 elétrico usado Standvirtual

A investida da Volkswagen no mundo da eletricidade assenta, para já, num modelo familiar com o qual pretende ser a referência entre os seus pares, à semelhança do que acontece com o Golf. Para tal não poupou no equipamento de segurança, que recebeu uma pontuação de 88%, incluindo sistemas de prevenção de acidentes como a travagem de emergência autónoma avançada e multicolisão, que chegam de série, além de um sistema avançado de e-Call que, ao detetar um sinistro, aciona os meios de emergência de forma automática. A robustez da sua construção também foi premiada: recebeu uma avaliação de 87% na proteção de adultos, 89% na proteção das crianças e 71% na proteção dos peões.

 

Veja todos os Volkswagen ID.3 à venda no Standvirtual

 
SEAT Leon

Novo Seat Leon

O familiar da marca de Martorell chegou à sua quarta geração melhor do que nunca, mostrando que a idade (soma 23 anos em 2021) é um posto também de saber fazer. Desenhado a partir de uma folha em branco, sem que se perdesse a identidade do veículo, apresenta-se de design mais sofisticado, com linhas fluidas e iluminação a condizer, sendo em LED de série em toda a gama (nos opcionais, há faróis dinâmicos Full LED). Em termos de segurança, obteve uma das melhores pontuações nos revistos testes Euro NCAP, obtendo 92% na proteção de adultos, 88% na proteção das crianças, 71% na proteção dos peões e 80% nos dispositivos auxiliares.

 

Quanto custa um SEAT Leon em segunda mão?

 
Toyota Yaris

Toyota Yaris standvirtual

É um feito para um citadino/utilitário, segmentos entre os quais o Yaris se posiciona, conseguir as cinco estrelas, ainda mais classificar-se entre os três melhores do ano, se se tiver em conta a avaliação total. Com 86% na proteção de adultos, 81% na proteção das crianças, 78% na proteção dos peões e 85% nos dispositivos auxiliares, o Toyota Yaris beneficiou do facto de assentar na plataforma GA-B, a mais recente variante da Toyota New Global Architecture (TNGA). E a marca revelou-se ambiciosa ao declarar que pretendia o projetar o compacto mais seguro do mundo. Para tal, foram instalados, de série, sistemas avançados de assistência ao condutor, além de terem sido incluídos airbags centrais, que evitam que o condutor e o passageiro choquem um contra o outro em caso de impacto lateral.

 
Procura um Toyota Yaris usado?

 
Honda Jazz

Honda Jazz carros mais seguros

Caso de sucesso da casa de Tóquio, a história do Jazz na Europa já remonta a 2001 (ainda que antes fosse conhecido por Honda City) e nesta nova geração conseguiu a proeza de obter as cinco estrelas, com 87% na proteção de adultos, 83% na proteção das crianças, 80% na proteção dos peões e 76% nos dispositivos auxiliares. Para tal, conta de série em todas as versões com travagem ativa em cidade, ainda que nos níveis mais avançados cresça a oferta: sistema avançado de assistência à condução, alerta de colisão à frente, reconhecimento de sinais de trânsito, limitador inteligente da velocidade, assistente de saída de faixa e máximos automáticos.

 
Veja todos os Honda Jazz disponíveis no Standvirtual

 
Isuzu D-MAX

Isuzu D-MAX carros mais seguros 2020

A fechar os cinco carros mais seguros, uma pick-up que obteve uma avaliação de 84% na proteção de adultos, 86% na proteção das crianças, 69% na proteção dos peões e 83% nos dispositivos auxiliares. Com linhas mais musculadas, surge com chassis reforçado, além de sistemas de assistência a travagem e um sistema computorizado que distribui a força de travagem pelas rodas, independentemente do número de passageiros ou da carga transportada. Digno de nota é ainda um sistema de seis airbags, inclusive laterais e de tejadilho.

 
Quanto custa uma Isuzu D-MAX usada?

 
Leia também:

As 5 estradas mais perigosas em Portugal

Covid-19: regras de segurança para automobilistas

ANSR lança alerta para emails com multas fraudulentos

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h