standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Portagens: qual é a classe do meu veículo?

Nem sempre é evidente a que classe de veículos pertence o seu carro na hora de pagar portagens, por isso esclarecemos cada uma delas.

Os critérios para estabelecer cada uma das quatro classes estão definidas na lei (Decreto-Lei n.º 39/2005) e baseiam-se na altura do veículo.

Classe 1 Motociclos e veículos com altura, medida do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.
Classe 2 Veículos com dois eixos e altura, medida do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
Classe 3 Veículos com três eixos e altura, medida do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.
Classe 4 Veículos com mais de três eixos e altura, medida do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1 m.

Este decreto veio, no entanto, estabelecer exceções nesta classificação. Tem um veículo ligeiro de passageiros? Com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg? Se a resposta foi sim e, para além disso, a lotação for igual ou superior a cinco lugares e a altura entre 1,1 m e 1,3 m, está na classe 1.

Outra exceção importante: os veículos de classe 2 sem tração às quatro rodas são também considerados classe 1.

Caso não consiga determinar se o seu veículo se insere nesta categoria, o IMT disponibiliza uma lista que pode consultar. Este decreto afeta essencialmente os condutores de monovolumes, por isso confira a situação do seu carro.

Atenção: esta mudança de classe só se aplica se for aderente do serviço eletrónico de cobrança e tiver prova de que o seu carro cumpre os requisitos.

Para isso, tem de “requerer uma inspeção extraordinária de identificação num centro de inspeção técnica de veículos da categoria B”, segundo diretrizes no IMT.

É ainda possível que, caso o seu carro não esteja contemplado na lista do IMT, possa ser considerado de uma classe num momento e de outra noutro, quando passar nas portagens.

Nesse caso, contacte os serviços da concessionária do troço para resolver a questão e não ser cobrado indevidamente, apresentando o comprovativo. Como se trata de uma questão de altura, há variáveis que podem pesar, como a altura dos pneus, por exemplo.

Tem mais dúvidas relacionadas com a situação do seu carro ou procura trocar o seu por um novo? No Standvirtual garantimos que compra e vende em segurança.

Portagens: qual é a classe do meu veículo?
5 (100%) 1 voto
Tópicos relacionados:
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h