standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Descubra qual a pressão correcta dos pneus

encher pressao pneus

É um dilema com o qual se deparam muitos condutores, principalmente aqueles que menos ligam à mecânica de um automóvel. Mas já aconteceu a todos: conduzir milhares de quilómetros, e de repente, o carro ou já não reage da mesma forma ou dá a sensação de que tem a direção desalinhada.

Na realidade, muitas vezes não há necessidade de recorrer a um mecânico, basta apenas verificar e perceber qual a pressão correcta dos pneus para poder circular sem problemas.

Importância dos pneus


pneus

Os pneus são um dos componentes mais importantes de um carro. São eles efetivamente que funcionam como elo de ligação entre o resto do veículo e o asfalto. São, portanto, importantes na hora de travar e também de curvar.

A título de exemplo, uma pressão inferior à recomendada provoca uma maior carga de forças sobre as paredes e partes laterais dos pneumáticos. Sendo esta zona aquela que está sujeita a maior esforço durante a condução (sempre que faz uma curva ou uma rotunda as zonas laterais dos pneus são as que sofrem maior carga), uma pressão baixa vai acelerar o processo de desgaste.

Em certos casos, pneus gastos podem ampliar a distância de travagem até 50%. Embora varie dependendo do veículo, do pneu e da forma como utiliza ou não utiliza o motor para travar, se estimarmos que a distância média de travagem de um carro a 120 km/h é de 150 metros (somando o tempo de reação e um asfalto seco e em plenas condições de circulação) então com pneus gastos vai acabar por ver essa distância ampliada para 225 metros.

Além disso, as pressões baixa aumentam a resistência de rolamento e obrigam a um maior esforço do carro para se deslocar, aumentando os consumos de combustível.

Porém, se os pneus com baixa pressão provocam desgaste, não utilize o lema “mais vale prevenir do que remediar”. Com isto significa não fazer exatamente o oposto: não os coloque com pressão alta demais.

Isto, porque acaba por provocar uma menor aderência ao solo e um desgaste muito mais rápido. A pressão elevada dos pneus só é recomendada quando a carga do veículo for consideravelmente aumentada (por exemplo, quando vai de férias e leva várias bagagens na mala).

Daí, é importante saber qual a pressão correta dos pneus.

Como descobrir qual a pressão correcta dos pneus?

pressao dos pneus

Resumindo o que acima está escrito, saber qual a pressão correta dos pneus é importante não só para conservar estes componentes em boas condições durante mais tempo, mas também para garantir que circula sempre em segurança. Claro, a qualidade dos pneus também é importante e, quanto melhores forem, mais tempo vão durar e mais seguro vai conduzir.

Porém, a pressão correta, medida em BAR ou em PSI (método de medição imperial), varia de veículo para veículo. Pese embora, regra geral, varia entre os 2.2 BAR e os 2.5 BAR ou então entre os 31 PSI e os 36 PSI.

Em caso de possuir um carro citadino (depreenda-se um veículo com um peso abaixo do 1300 kg deve utilizar uma pressão entre 2.2 BAR e 2.3 BAR ou 31 PSI e 33 PSI.

Se circular sozinho, será recomendável usar a medida mais baixa – 2.2 BAR ou 31 PSI. Por outro lado, quanto maior for a carga ou o número de passageiros, maior deverá ser a pressão. Aplica-se nestes casos os 2.3 BAR e os 32 ou 33 PSI.

Como é normal, um carro mais corpulento e pesado necessita de uma maior pressão para manter os pneus constantemente conectados com a estrada.

Nestes casos, mais precisamente se tiver um sedan, SUV ou uma monovolume, deverá optar entre 2.3 BAR e 2.5 BAR ou 33 PSI e 36 PSI.

Mais uma vez, aqui aplica-se a lógica do peso. Se conduzir sozinho opte pelas medidas mais baixas – 2.3 BAR ou 33 PSI. Caso vá acompanhado ou com malas, dependendo do peso, pode optar até 2.5 BAR e 36 PSI:

Porém, como dito anteriormente, cada caso é um caso e até agora só indicamos aquilo que é comummente conhecido como “regras gerais”. Para verificar a pressão correta dos pneus de cada carro, basta procurar uma placa de metal na porta do condutor do automóvel para descobrir afinal qual é a medida que a fabricante indica.

Para encher os pneus com a pressão correta, basta deslocar-se a um posto de abastecimento, dirigir-se à zona de enchimento de pneus, selecionar a pressão correta, colocar a bomba de encher na válvula de cada um dos pneus e esperar que comece a fazer um barulho mais forte. Sinal de que o pneu já está com a pressão correta.

Leia também:

Descubra qual a pressão correcta dos pneus
5 (100%) 2 votos
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h