standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Review Ford Focus SW (2017)

ford focus sw

O nome ‘Focus’ já marca presença no mercado há mais de 20 anos e esta, é a versão ‘Sportbreak’ do modelo que esteve disponível até finais de 2018, data em que deu lugar ao modelo mais actual.

No Standvirtual, é possível encontrar modelos num intervalo de preços entre os 9.990eur para versões do início de 2015, até aos 26.980€ , para últimas unidades de 2018, as finais desta geração.

Análise Exterior

Dentro do concorrido sector das carrinhas do segmento C, consideramos a Ford Focus Sportbreak como uma das detentoras de linhas de carroçaria mais harmoniosas. com uma frente particularmente mergulhante e uma confiuguração de grelha a qual, de alguma forma, não deixa de remeter para uma marca de desportivos de elite ingleses!

De perfil, a fluidez do seu design em cunha, conferem-lhe um ar verdadeiramente dinâmico, enquanto que a traseira transmite um ar robusto sem parecer demasiado ‘quadrada’. Trata-se, sem dúvida, de uma station bem conseguida do ponto de vista estético.

Interior

Apesar de ostentar dimensões em linha com as suas concorrentes, 4.55m de comprimento e 1.82m de largura, esta Focus oferece uma bagageira abaixo da média, num segmento dominado por capacidades acima dos 500 litros, apresentando uma volumetria de 490 litros de capacidade, passível de ser acrescentada até aos 1.516 litros, graças ao rebatimento dos bancos traseiros, ainda que de forma pouco prática, a 60/40.

No que toca à habitabilidade nos lugares traseiros, desfrutamos de um espaço adequado ao nível da cabeça e das pernas, revelando-se melhor do que concorrentes como a Renault Mégane Sport Tourer. Dois adultos viajam com à vontade nos lugares traseiros, exigindo-se alguns sacrifícios ao 3º passageiros, em particular, por apertos ao nível da largura de ombros.

Nos lugares dianteiros, viajamos com espaço generoso, beneficiando ainda de amplas regulações do banco do condutor e volante, permitindo-nos encontrar rapidamente, uma boa posição de condução. A visibilidade para todos os cantos da carrinha é bastante boa, graças aos generosos espelhos exteriores e frente mergulhante.

No geral do habitáculo, constata-se que a construção Ford, apesar de robusta, não prima por ser das esteticamente mais bem conseguidas, apresentando-se algo confusa, com mostradores e indicadores de diversas colorações. A escolha de alguns materiais também podia ser um pouco melhor, com uma sensação demasiado ‘plástica’ a bordo.
Ainda assim, a garantia de solidez e isenção de ruídos de maior, é um indicador positivo.

A linha de equipamento Titanium, contempla itens de conforto como volante multifunções com cruise control, ecrã táctil multimedia com audio via Bluetooth, navegação, ar condicionado bi-zona, 4 vidros elétricos, etc.

Motorização e Condução

Desde os primeiros metros de andamento que se sente um rolar bastante confortável, beneficiado por uma taragem de suspensão macia e pela presença de jantes de 16 polegadas, equipadas com pneus 205/55. Apesar disso, está garantido um bom controlo de toda a carroçaria, mesmo em ritmos mais vivos. Aliás, não deixa de ser curioso constatar que esta Focus chega a ser divertida de conduzir em andamentos mais animados!

O bloco que equipa esta unidade é o 1.5 TDCi de 120cv com caixa manual de 6 velocidades, cujo punho não prima pela sua colocação. Apresenta níveis de ruído e vibrações bastante controlados e com uma filtragem cuidada para o habitáculo. Quando solicitado, o motor responde com um nível de energia e disponibilidade que fazem supor a presença de um bloco ‘maior’ debaixo do capot! O binário máximo são 270Nm constantes entre as 1.750-2500 rpm, permitindo boas recuperações e permitindo-lhe exibir uma aceleração dos 0-100km/h em apenas 10.7s! No capítulo da velocidade máxima, esta Sportbreak 1.5TDCi atinge os 193km/h.

Em condução descontraída e sem grandes entusiasmos de andamento é possível registar médias de consumo que raramente se afastarão dos 5.0/5.5 ltrs/100kms, alinhando pela média com as suas principais concorrentes. Ao cumprir a norma de emissões Euro 6 e a emitir apenas 105g/km, o valor anual do IUC a liquidar para este modelo é inferior a 147€

Dinâmica, esteticamente bem conseguida e com uma habitabilidade capaz de satisfazer as necessidades familiares da maioria, resulta assim fácil colocar esta Ford Focus 1.5TDCi Sportbreak 120cv, como uma das favoritas dentro do segmento C.

Ford Focus SW 2018

Ford Focus SW 2017

Ford Focus SW 2016

Ford Focus SW 2015 

Leia também:

Review Ford Focus SW (2017)
Gostou deste artigo?
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h