standvirtual.com O Nº 1 em Carros Vender Veículo

Sabe quantos pontos tem a sua carta de condução?

Neste novo modelo de carta não está só previsto que perca pontos, mas que também os ganhe. No entanto, antes de começar a fazer somas e subtrações de memória, saiba que todos os titulares de carta de condução começam com 12 pontos.

Esses pontos totais são descontados por cada contraordenação ou em caso de crime rodoviário (-6 pontos).

  • Contraordenação grave: para todos estes casos (previstos no código da estrada, por isso refresque a memória consultando-o), o condutor perde 2 pontos. Por exemplo: parar ou estacionar em passadeiras;
  • Contraordenação muito grave: perde 4 pontos. Por exemplo: não respeitar o sinal de stop nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
  • Sob influência de álcool, consoante a taxa de alcoolemia no sangue, perde de 3 (> 0,5 e < 0,8 g/l) a 5 (> 0,8 e < 1,2 g/l) pontos.

Se for um condutor de excelência, esse ótimo desempenho também é premiado. No caso de não cometer qualquer infração em três anos, recebe um ponto por cada ano, ou seja, soma 3 à sua pontuação atual. Mas atenção que, no máximo, só pode acumular 15 pontos.

Mais: a cada período de revalidação da carta de condução sem qualquer contraordenação ou crime rodoviário assinalado, se o condutor frequentar ações de formação voluntariamente, ganha 1 ponto.

Totais a ter em atenção

Se na sua carta tiver estes valores, estas são as consequências.

  • 4 pontos: o condutor tem de fazer uma ação de formação obrigatória e tem de suportar esses custos. A carta de condução é apreendida no caso de faltar à formação.
  • 2 pontos: o condutor tem de fazer novo exame de código.
  • 0 pontos: cassação da carta de condução que pode ser apenas renovada dois anos após esse episódio. Quando o condutor voltar à estrada só pode começar a acumular pontos três anos depois (ao contrário dos dois anos dos restantes condutores).

Se não sabe quantos pontos tem a sua carta de condução no momento de leitura deste artigo, então registe-se no Portal das Contraordenações. Para se inscrever precisa de indicar os seus dados pessoais e números de identificação (CC, NIF, etc). Depois é só submeter, criar uma palavra-passe que ficará associada ao seu número de identificação fiscal, e passa a ter acesso à sua ficha com todo o seu “cadastro” registado.

Com a compra do primeiro carro passa a ser o responsável não só por ele, mas pelo seu comportamento na estrada. Se ainda não é o feliz dono de um automóvel então é no Standvirtual que vai encontrar a melhor oferta. Ainda assim, antes de comprar leia o nosso artigo sobre o que deve analisar num test-drive.

Tópicos relacionados:
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h