standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Compensa comprar um carro com Sistema Start & Stop?

carro com sistema de start and stop

Será que vale a pena comprar carro com Sistema Start & Stop? Será que realmente a sua utilidade se traduz em vantagens, ou serão mais as desvantagens?

O advento do sistema start & stop veio, teoricamente, poupar tanto a carteira do condutor como o ambiente. De forma directa e indirecta, por exemplo, o sistema start & stop permite poupar combustível no constante pára-arranca do  trânsito, o que consequentemente, ajuda a reduzir as emissões de CO2.

Cada vez são mais as ajudas que hoje em dia permitem optimizar os motores de forma eficiente, com o intuito de promover e garantir uma maior comodidade e sofisticação dos automóveis.

Desta forma, é importante saber um pouco mais sobre o tão popular sistema start & stop e se este, quando integrado num veículo, de facto compensa em termos práticos.

Conheça ao pormenor o sistema Start & Stop, fique esclarecido quanto à sua primordial função e conheça as vantagens e desvantagens de uma tecnologia cada vez mais presente e acessível em todo tipo de gamas de automóveis.

Sistema Start & Stop: o que é? 


sistema start & stop

Como funciona?

O sistema start & stop é um sistema integrado que serve para desligar o motor do carro, quando o mesmo se encontra parado, por exemplo, nos semáforos ou em situações demoradas de pára-arranca nas filas de trânsito e que não tenha necessidade de dar rotação ao motor.

No caso dos carros equipados com caixa manual, o sistema start & stop entra em acção sempre que o veículo estiver em ponto morto. Já com os veículos com caixa de velocidades automática, o sistema Start & Stop activa-se sempre que o veículo se imobiliza ou o condutor decida manter pousado o pé no pedal do travão.

Explicada a activação do modo Stop, torna-se agora importante explicar quando se activa a funcionalidade Start. Num veículo com caixa de velocidades manual, o motor volta a ligar-se quando o condutor pressiona a embraiagem.

Por sua vez, num carro equipado com caixa automática, o motor torna a activar-se assim que o condutor tira o pé do pedal do travão ou coloca o pé no acelerador.

Ao invés do que muitos consumidores possam pensar, um sistema Start & Stop exige realmente muito mais esforço do motor, mas não o danifica ao longo dos tempos ou mesmo prejudicá-lo.

Na verdade, os veículos equipados com este sistema, incorporam também um alternador adequado e um motor de arranque reforçado que, desta forma, suportam o esforço adicional e contrariam o mito muitas vezes falado e mal conotado.

Por outra perspectiva, a tecnologia do Start & Stop é composta também por uma unidade de comando electrónico especial que consegue controlar os sensores da bateria, os parâmetros do motor de arranque, os sensores da cambota, da rotação das rodas, entre outros componentes inerentes ao sistema de arranque do motor.

Paralelamente, este sistema traz consigo um software capaz de analisar todos os dados que recebe e interpretá-los ao ponto de perceber se deve ou não ser activado o Start & Stop. Ao mesmo tempo, este permite igualmente que seja personalizável, permitindo ao condutor decidir – em média – o timming que julga necessário para que o Start & Stop entre em acção.

Amigo do ambiente, o sistema Start & Stop acaba também por reduzir drasticamente a continuidade das emissões poluentes com o motor ligado assim como poupar bastante combustível, cada vez que desliga o motor em cada imobilização do veículo.

Vantagens e desvantagens do Sistema Start & Stop

Vantagens 

Carro sem emissões de CO2

  • Menores consumos de combustível

Todos os automóveis equipados com o sistema Start & Stop, verifica-se instantaneamente uma redução do consumo de combustível. Este efeito torna-se ainda mais evidente se percorre diariamente em circuitos urbanos, onde o trânsito congestionado é frequente e os sinais luminosos é uma constante.

Desta forma, o facto de ter a possibilidade de ver o motor parar a cada imobilização do veículo, traduz-se numa conta bem mais económica ao final do mês.

  • Imposto Sobre Veículos (ISV) & Imposto Único de Circulação (IUC) 

Vivemos numa época em que as preocupações ambientais são cada vez mais um padrão presente na mentalidade de todos nós, e no caso dos automóveis, é sabido que, quanto menores as emissões, menor serão os impostos sobre o mesmo.

No caso do Imposto Sobre Veículos, este é um imposto que é pago apenas uma vez, aquando da primeira matriculação do veículo. O seu valor oscila consoante a cilindrada e as emissões de CO2. Para estimar o ISV, recorra ao simulador do Portal das Finanças.

Por sua vez, o Imposto Único de Circulação exige um pagamento anual e, no seu cálculo, são também tidas em conta as emissões de CO2.

  • Proporciona um ambiente mais silencioso

No interior do habitáculo, todos os ruídos e vibrações resultantes de um motor a trabalhar, são minimizados quando se tem um sistema Start & Stop.

Mais uma vez, se a condução for feita num grande centro urbano, este silenciar dos ruídos tradicionais na condução, pode traduzir-se num fechar de dia com mais qualidade ao nível da saúde auditiva.

  • Há a opção de desligar o sistema

Salvo raras excepções, as marcas permitem que seja desligado o sistema Start & Stop se assim o condutor desejar.

Desvantagens

Conduzir carro com sistema start and stop

  • Incoerências do sistema

Há quem acuse algumas incoerências no uso do Start & Stop. Uma das incoerências mais apontadas pelos utilizadores é o facto de que, ao viajar-se com o ar condicionado ligado e ser-se forçado a imobilizar o veículo num sinal luminoso, o Start & Stop entra em acção e desliga o ar condicionado.

Isto ocorre porque a bateria nem sempre tem capacidade suficiente para suportar o uso do ar condicionado durante muito tempo.

Por vezes, o ar condicionado pode ser apenas reduzido, ao invés de totalmente desligado. De todas as formas, esta é uma desvantagem transversal a muitos utilizadores.

  • Barulhos do desligar/reiniciar

Se por um lado apontamos como vantagem o silêncio do motor de um carro com Start & Stop, por outro lado não podemos deixar de mencionar o facto de que possa ser irritante para alguns utilizadores, o constante barulho do ligar e desligar do sistema.

Se o barulho se tornar demasiado irritante, lembre-se de que pode desligar o sistema em qualquer circunstância.

  • Bateria com custos acrescidos

Para que seja possível a bateria aguentar este sistema, a mesma deve ter uma capacidade mais elevada do que as tradicionais. Ora, uma bateria com maior capacidade carrega consigo custos acrescidos.

Embora as vantagens sejam perceptíveis, nomeadamente na tradução de menores consumos e menos emissões poluentes libertadas para a atmosfera, há também alguns contras, sendo que a substituição de uma bateria tem sempre os seus inconvenientes para o seu orçamente e meio ambiente.

Porém, apesar de todas as circunstâncias na sua aplicabilidade, é importante lembrar o peso que o sistema Start & Stop pode ter na pegada ecológica deixada por cada condutor, assim como, ter em conta a desmistificação do mito que saudamos corrigir neste artigo.

Leia também:

Compensa comprar um carro com Sistema Start & Stop?
4 (80%) 1 voto
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h