standvirtual.com Vender Veículo

O que é a tabela Eurotax para carros usados?

Tabela Eurotax carros usados

O valor de um carro usado pode ser encontrado de cabeça, mas o mais provável é que, dessa forma, o mesmo não vá ao encontro da real importância que o veículo deve custar. Isto é tão ou mais importante quando, para adquirir uma viatura, se tem de recorrer a um crédito. É aqui que entra a Eurotax.

O que é a tabela Eurotax

A Eurotax, parte do grupo Autovista, é uma entidade reconhecida a nível europeu que avalia, de forma isenta e fiável, automóveis usados de acordo com critérios pré-estabelecidos: marca, modelo, ano e mês da primeira matrícula, número total de quilómetros percorridos e média anual, etc. É essa avaliação que é, por exemplo, tida em conta na altura de um banco ou de uma financeira decidir qual o montante que pode emprestar para a aquisição de um automóvel.

 
Vai vender o seu carro? Anuncie no Standvirtual

 
Mas há mais usos para a Eurotax: quem vende poderá usar os dados deste organismo para, por um lado, não perder dinheiro e, por outro, não deixar de vender o carro por o colocar no mercado por um preço demasiado inflacionado. É, aliás, por causa de um valor demasiado elevado e fora da realidade que muita gente não consegue vender o seu carro, que, com o passar do tempo, vai desvalorizando cada vez mais…

Já para quem compra, mesmo que não tenha que recorrer ao crédito nem a nenhum tipo de financiamento, conhecer o valor atribuído pelo Eurotax permite perceber se não está a ser enganado e até mesmo compreender se o negócio lhe é favorável ou não. Até porque não é preciso ser um especialista no setor para se ter acesso às cotações Eurotax.

A Eurotax para profissionais

Para profissionais, há três ferramentas disponíveis que podem ajudar no negócio da compra e venda automóvel. A EurotaxNet, que permite efetuar pesquisas online, otimizando dessa forma as margens de lucro com avaliações muito precisas, com ajuste à quilometragem e tendo em conta os extras do carro. Com esta solução, consegue-se ainda obter um valor tendo em conta os danos do veículo, seja um risco ou uma batida mais violenta, sendo até calculados os custos administrativos relacionados com a própria venda.

Outra ferramenta é o Radar que perscruta o mercado, revelando os preços das viaturas postas à venda por negociantes concorrentes, tendo em conta uma área geográfica ou um modelo específico.

Artigo relacionado: Dicas para evitar a desvalorização do carro

Por fim, a WebService Avaliação, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, mostra o valor sempre atualizado, disponibilizando todos os equipamentos opcionais individuais e em “packs”, de acordo com as versões em comercialização. Dessa forma, esta ferramenta fornece uma avaliação precisa do veículo e automática, ao fazer com que as ferramentas do cliente interajam de forma automática com os servidores da Eurotax.

Conhecer o presente, adivinhar o futuro

Uma das vantagens do Eurotax é olhar para cada veículo como se de um indivíduo se tratasse, apesar de nunca olvidar o facto de o ter de relacionar com a família alargada de modelos similares.

Assim, a nível de cotação de veículos usados, a análise e o ajustamento do valor de mercado são motivados por fatores como o estado geral do veículo, a quilometragem, a aceitação do modelo pelo mercado, o estado do motor, o estado da pintura… Até a cor pode ser determinante para que o automóvel tenha um maior ou menor valor.

Mas o sistema tem outras mais-valias e uma dessas até passa por adivinhar o futuro, com o EurotaxForecast. Esta é uma ferramenta essencial para as empresas de renting, companhias de leasing, bancos, instituições financeiras, produtores ou importadores de veículos, seguradoras, comércio de veículos e empresas de gestão de frotas.

É que em todos estes casos é necessário determinar os “valores residuais futuros”, ou seja, o valor do veículo no fim da sua vida útil ou de um período estipulado por ambas as partes – num crédito automóvel, como condição de financiamento podemos optar pelo valor residual a pagar no final do contrato, geralmente apresentado em percentagem.

 
Leia também:

 

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h