standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

Aprenda a transportar corretamente bagagem no carro

bagagem do carro

Um aspecto que geralmente é tido em consideração na escolha de um automóvel é a capacidade da sua bagageira. A bagageira é essencial e o seu espaço (ou falta dele) pode condicionar o dia-a-dia dos que utilizam o automóvel. Saber como transportar correctamente bagagem no carro é quase tão importante como a capacidade da bagageira, não só para efeitos práticos, mas sobretudo, para efeitos de segurança.

São vários os tipos de pessoas que precisam de espaço para transportar bagagem no carro. Como por exemplo, os desportistas que podem querer levar a prancha de surf ou bicicletas. As famílias que procuram levar as malas para as férias, os brinquedos, ou simplesmente as compras e o carrinho de bebé.

Como se pode ver, as necessidades da bagageira variam de caso para caso. No entanto, é comum vermos casos em que uma bagageira com a capacidade “normal” seria o suficiente, mas devido à falta de conhecimento e prática, o espaço disponível não chega para as necessidades. Isto acontece porque não há um aproveitamento eficiente do espaço.

Tendo em conta estes factores, a pergunta que lhe fazemos é “Sabe transportar corretamente bagagem no carro?”. Para dar resposta a esta pergunta, preparamos 5 dicas para transportar bagagem no carro de forma correta, eficiente e cumprindo a lei.

5 Dicas para transportar correctamente bagagem no carro


arrumar corretamente a bagageira

1. Cuidado com o excesso de peso

Todos os automóveis têm um limite de peso, ou seja, um número máximo de quilos que são autorizados a transportar. Este aspecto, muitas vezes ignorado, é muito importante. A circulação com excesso de peso é bastante perigosa.

Quanto mais pesada for a carga que transporta, menor será a estabilidade do veículo.
A distância de travagem aumenta, por exemplo, e a força necessária para fazer circular o automóvel será muito maior, provocando assim um maior desgaste no veículo.

Para além da segurança, estabilidade e conservação do carro, outro aspecto a ter em consideração é o consumo de combustível. Um veículo mais pesado levará a um maior consumo de combustível.

2. Objetos mais pesados por baixo

Os objectos mais pesados devem ser os primeiros a entrar na mala.
Devem ser colocados por baixo, de preferência na horizontal, e bem distribuídos por toda a mala. Devem ainda ser encostadas aos bancos ou à divisória que separa a mala do habitáculo.

O objectivo é distribuir o peso de uma forma uniforme para que não existam desequilíbrios, ou a possibilidade de os objetos mais pesados se deslocarem e estragarem os objetos mais leves.

Para além disso, um centro de gravidade mais baixo tornará o veículo mais estável.
Faça um esforço por transportar corretamente bagagem no carro e terá, certamente, viagens mais seguras.

3. Utilizar eficientemente todo o espaço

Tal como explicado anteriormente, colocar os objectos mais pesados por baixo e correctamente distribuídos é muito importante. Mas e os espaços que ficam por preencher?  E os objectos mais leves e pequenos?

Os objectos mais pequenos e maleáveis devem ser colocados por cima e ao lado dos restantes objectos. Devido às suas características, devem ser utilizados para fechar espaços vazios, nomeadamente entre os objectos mais pesados. No entanto, tenha em atenção que deve evitar colocar itens frágeis ao lado de objectos pesados.

Se for possível, utilize várias malas pequenas em vez de uma ou duas malas grandes. É mais fácil transportar corretamente bagagem no carro quando os objetos são mais pequenos, pois é mais fácil fazer uma distribuição correta e segura de todos os itens.

E nunca coloque objectos por cima da tampa da bagageira. Para além de bloquear a visão do condutor, estes itens podem ainda ser arremessados em direção aos passageiros em caso de colisão ou até uma travagem mais brusca.

A utilização de uma rede de segurança por cima dos objetos é certamente uma mais valia no que diz respeito à segurança…principalmente se optar por rebater os bancos traseiros!

4. Velocidade vs. segurança

Tal como referido anteriormente, a carga transportada no veículo terá impacto directo na forma como o automóvel responde. E deve também influenciar o comportamento do condutor.

A velocidade de circulação de um automóvel com uma carga mais elevada que o habitual tem que ser significativamente inferior à velocidade de um automóvel com uma carga menor.

Claro que terá que continuar a cumprir as regras de trânsito e não poderá circular a menos de 50 km/h em autoestradas, por exemplo, mas terá que ter uma condução mais cuidada e segura.

Lembre-se que uma carga pesada colocará mais pressão sobre os amortecedores, pneus e sistema de travagem. Um carro com carga pesada a circular a uma velocidade elevada é um autêntico perigo para todos os que circulam dentro dele e com ele se cruzam!

5. Bagagem no exterior do veículo

bicicletas no exterior do carro

A melhor forma de transportar correctamente bagagem no carro é utilizando uma estrutura específica para o efeito.

Seja no tejadilho, seja na retaguarda do automóvel, existem estruturas específicas para cada tipo de necessidade.

Deve ser sempre considerado o tipo e tamanho dos objectos que se pretende transportar, assim como a capacidade do automóvel.

Se quiser evitar multas, saiba que o transporte de objectos no tejadilho do veículo (de caixa fechada) não pode ultrapassar os quatro metros de altura total (veículo e objetos), e não pode exceder nunca a largura do veículo (com espelhos laterais abertos).

Para além disso, a carga pode apenas exceder o tejadilho em 55 cm para a frente e 45 cm para a retaguarda (salvaguardando sempre, no entanto, as luzes de sinalização e matrícula).

Um dos objectos mais transportados no exterior dos veículos ligeiros de passageiros são as bicicletas. Caso queira transportar as bicicletas no tejadilho, poderá fazê-lo cumprindo as regras descritas anteriormente. Tenha muito cuidado com os materiais que utiliza para transportar as bicicletas (cintas e cordas), e tente verificar se tudo se encontra bem seguro.

Lembre-se que transportar bicicletas ou qualquer outro objecto no tejadilho afeta a aerodinâmica do automóvel e, por exemplo, uma travagem brusca poderá fazer com que estes objectos sejam projetados.

Uma outra opção será transportar as bicicletas na retaguarda do veículo, utilizando, para isso, suportes que se prendem à mala da bagageira. Se esta for a opção escolhida, lembre-se que tem que cumprir as seguintes regras:

  • as bicicletas só podem acrescentar, no máximo, 45 cm ao comprimento total do veículo;
  • o suporte e bicicletas não podem ultrapassar a largura dos espelhos laterais (poderá, no entanto, ser solicitada uma autorização especial caso necessite ultrapassar estas medidas);
  • a visibilidade das luzes de sinalização e matrícula não podem ser comprometidas.

Se não cumprir estas regras específicas estará a cometer uma infração e estará também sujeito a coimas que ultrapassam os 120€.

Não se esqueça que o transporte de bagagem no exterior do automóvel tem que ser seguro para si e para os passageiros do seu automóvel, mas também para todos as outras pessoas que circulam na estrada.

Leia também:

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h