standvirtual.com

O Nº 1 em Carros
Vender Veículo

7 truques para melhorar a performance de um carro

aumentar a performance do carro

Nem todos podem comprar um Lamborghini ou Ferrari ou até mesmo um Mercedes ou um BMW. Mas, o que poucos sabem é que com algumas modificações, qualquer carro pode ser rápido, potente, e seguro. Conheça 7 dicas que o vão ajudar a melhorar a performance do seu carro.

No entanto, às vezes o truque e o prazer não está em comprar um carro já, por si, topo de gama, mas antes transformar um automóvel mediano (usemos como exemplo um Renault Clio – o mais vendido em Portugal em 2018) e transformá-lo numa máquina potente.

Acredite, dependendo daquilo que estiver disposto a gastar e do seu objetivo, a maior parte dos veículos estão preparados para duplicar a sua potência. Como? É isso que propomos explicar com as seguintes dicas sobre como melhorar a performance do carro.

Antes de começar, salientamos que melhorar a performance do carro não está unicamente relacionada com o aumento da potência, mas também com a diminuição dos consumos e um possível aumento da durabilidade do veículo e das suas componentes (motor, travões, embraiagem, etc.)

Como melhorar a performance do carro


cano de escape do carro

1. Esvaziar o carro

Básico, à partida óbvio, mas muitas vezes esquecido. O melhor? É barato, não paga nada. Retire todo o peso desnecessário do automóvel. Na mala ou bagageira transporte unicamente aquilo que é mesmo fundamental.

Se necessário, retire o pneu sobressalente e guarde-o em casa. Troque-o por um kit reparador de pneus, por exemplo. Caso tenha crianças, leve apenas a cadeirinha quando estas viajarem consigo. Só isto, fará com que consiga usufruir de toda a potência do motor.

2. Usar lubrificantes e combustíveis de qualidade

Os lubrificantes são essenciais para garantir que as componentes móveis do motor têm o mínimo de atrito possível. Com isto, reduz o desgaste das peças e melhora o performance das mesmas.

Outro exemplo é o radiador. Se o refrigerante líquido for de qualidade diminuirá as possibilidades de haver fugas no sistema de arrefecimento do motor, melhorando o poder de combustão e consequentemente a performance.

Além disso, opte por combustíveis com aditivos. Ao reduzir as impurezas resultantes do ato da combustão, o motor degrada-se menos e, portanto, trabalha de forma mais eficaz, aumentando a potência.

3. Trocar o escape

Acarreta custos é uma realidade, mas um tubo de escape com maior diâmetro permite aumentar a potência do veículo. Como? Tão simples quanto isto: quanto mais rápida for a libertação de gases resultantes da combustão, maior será o espaço limpo para o processo de combustão. Logo, melhor será o funcionamento do motor.

Além disso, um pouco como no caso dos aditivos, quanto menos tempo os gases estiverem dentro do veículo, menos probabilidade haverá destes prejudicarem o motor a longo prazo.

4. Alterar os travões do carro

travoes do carro

Quanto mais quiser acelerar, mais precisará de uma resposta eficiente do carro na hora de travar. Além disso, os travões são um dos (senão o mais) mais importantes componentes no que toca à segurança.

Quanto mais depressa for, provavelmente maior será a necessidade de recorrer ao travão e, com isso, mais rápido será o desgaste dos mesmos. Os travões de fábrica não são normalmente os mais eficientes. Portanto, com o objetivo de melhorar a performance do carro, o melhor será alterar para uns de qualidade superior. Coloque discos de maiores dimensões e pastilhas de travão.

5. Reprogramar a centralina

A centralina é responsável por gerir e analisar a entrada de combustível. A pressão exercida pelo motor e as rotações por minuto são algumas das componentes que influenciam a sua “decisão”.

A potência do motor depende, entre outras coisas, de uma maior entrada de combustível. Uma reprogramação da centralina, também conhecida como “repro”, consiste em alterar o circuito de injeção, privilegiando uma maior entrada de combustível em baixos regimes. Resumindo, conseguirá um melhor desenvolvimento do veículo, aumentando o número de cavalos.

Além disso, também a nível de consumos há uma melhoria. Poupa mais.

6. Aumentar as entradas de ar

Uma alteração simples e relativamente económica permite conseguir extrair do motor uns 10 cv a mais. Uma clara mais valia no sentido de melhorar a performance do carro. Mas porquê?

Se aumentar o número de entradas de ar, irá acelerar e aumentar o ato de queimar combustível. Ou seja o fornecimento de energia ao motor de combustão é mais eficiente. Basta para isso, instalar um kit de admissão direta.

7. Ter cuidado com os filtros do motor

Para quem não sabe, os filtros do motor são responsáveis pela admissão de ar na câmara de combustão. Portanto, quanto melhor for o seu estado de conservação, mais ar entrará no motor. Assim sendo, terá um maior e melhor poder de combustão, aumentado assim a potência debitada.

Pode, no entanto, alterar este componente, colocando um filtro de ar de alto rendimento. Para cada 14 partes de ar, há uma parte de combustível e, como dito anteriormente, quanto maior for a quantidade de ar que passa pelo filtro, maior será a injeção de combustível. Ou seja, haverá mais combustão, e as prestações serão melhor.

A melhor parte é que, apesar de ser um truque relativamente barato, manter o filtro do ar do seu carro limpo ou alterá-lo por um filtro de ar de alto rendimento, permitir-lhe-á ganhar entre 3 a 5 cavalos de potência por uma quantia pouco superior a 50€.

Agora que já sabe os sete simples truques a usar para melhorar a performance do carro, basta colocá-los em prática. Não precisa de todos, apenas aqueles que achar mais importantes tendo em conta o seu veículo.

Leia também:

Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

211 450 361 * * Dias úteis das 09h às 18h