standvirtual.com Vender Veículo

Vai fazer um vídeo do carro para um anúncio? Conheça 7 dicas!

Vídeo do carro para anúncio

O mercado automóvel é um dos mais desafiadores e competitivos. Por esta mesma razão, os concessionários estão numa busca constante por novas estratégias, capazes de alavancar as suas vendas e os seus resultados. Foi já a pensar nisto que preparámos este artigo especial sobre o tema!

A nossa missão é demonstrar a importância da produção de vídeos do carro para os seus anúncios. Esta é uma ideia cada vez mais popular entre os revendedores, pois tende a aumentar a conversão dos canais digitais, conquistando o consumidor com agilidade.

A importância de produzir vídeos para anúncios automóveis

Acessibilidade, detalhismo, envolvimento e persuasão. Do nosso ponto de vista, estas são as principais qualidades dos conteúdos audiovisuais, que conquistam o telespectador de maneira passiva, entregando toda a informação necessária sem exigir esforço em troca.

Neste sentido, os anúncios de carros conseguem entregar um argumento de venda muito mais completo e intenso ao consumidor. Afinal, tudo o que está num vídeo foi moldado pela intenção de quem elabora a mensagem: o tom de voz do narrador, a composição das cenas e os detalhes mostrados são alguns exemplos.

Por mais importante que seja a descrição textual, os anúncios em vídeo estão a ganhar espaço no mercado. Inclusive, uma das principais razões, para isto estar a acontecer, é o potencial, que esta estratégia apresenta, de envolver o cliente na análise do carro.

Isto acontece porque os vídeos estimulam os consumidores a ter as suas dúvidas respondidas com os próprios olhos. São guiados a olhar para o carro, que desejam, como se já fizessem parte desta experiência. Em contrapartida, nem sempre as descrições e fotografias conseguem entregar o mesmo resultado.

Além disso, o marketing através de vídeos surge como um complemento importante para os tempos em que vivemos. Os canais digitais têm a importante capacidade de quebrar a barreira da distância, servindo como ferramentas mais humanas.

É por este motivo, que fazer com que o seu catálogo exponha uma proposta mais simpática ao consumidor é tão interessante. 

As 7 melhores dicas para fazer um bom vídeo do carro para um anúncio

Agora que já captou a importância desta estratégia, está na hora de entender como produzir bons vídeos. Apesar do que muitos possam pensar, não precisará de uma equipa profissional para criar bons anúncios. 

1. Aproveite a iluminação natural

Com foco em economizar, é importante que aproveite ao máximo o que estiver disponível — e isso começa pelo Sol! Na nossa opinião, a luz solar é uma fonte perfeita para boas filmagens, pois concilia um bom balanço de luz e sombra.

Portanto, aproveite os dias ensolarados. Com esta dica simples, evita a frustração de tentar fazer filmagens noturnas com muitas sombras e a dificuldade técnica de lidar com iluminação profissional, tanto ao configurar a posição das lâmpadas como em adquirir estes materiais.

Artigo recomendado: Como tirar fotos aos carros do seu stand

2. Filme o interior e todos os seus detalhes

Uma noção importante para o setor de vendas é entender a percepção emocional do consumidor. Normalmente, quem compra um carro está numa fase de grande curiosidade e entusiasmo. Por isso, deve saciar esta curiosidade, filmando o interior do carro sem deixar escapar nenhum detalhe.

 

Este é o momento em que pode despejar argumentos de venda, ao mencionar as superfícies macias ao toque e a existência de itens de conveniência e comodidade, pormenores tecnológicos, detalhes exclusivos de cada modelo, densidade e conforto dos bancos.

3. Filme o automóvel em deslocamento

A nossa recomendação é que filme o modelo em movimento, tanto por dentro como por fora. O objetivo é projetar na mente do consumidor a experiência que ele terá ao conduzir o carro. Para isso, é muito interessante adotar filmagens Point of View, ou seja, que demonstram o ponto de vista de quem filma.

point of view

Estas cenas são boas para capturas ao volante, porque demonstram todo o painel do carro enquanto o veículo se desloca pelo trajeto. Por fora, boas capturas são feitas quando o veículo realiza curvas, nada muito intenso. Basta uma velocidade leve e constante.

4. Respeite a mercadoria

Entendemos que esta dica talvez soe inusitada, mas vale tanto para as vendas presenciais como ao negociar carros online. Em ambas as ocasiões, existem maus hábitos que podem destruir uma jornada de venda, como o desrespeito pelo automóvel.

Isto é, bater portas com violência, pressionar os botões repetidas vezes e com força, entre outras ações do tipo. Esta postura transmite ao consumidor a ideia de que o veículo não foi bem cuidado enquanto estava no concessionário, o que prejudica o entusiasmo pela compra.

Por isso, é muito importante que o vendedor trate cada unidade como se fosse sua, lidando com a mercadoria de forma gentil.

5. Faça uma boa edição

Esta é uma das partes mais importantes para fazer um bom vídeo. Entre outras coisas, a edição serve para cortar partes desnecessárias, juntar as que serão utilizadas e incluir elementos que melhorem o resultado final, como título, música e legendas.

Para editar os seus vídeos, existem algumas opções gratuitas. No computador, recomendamos o HitFilm Express. Já nos telemóveis, pode utilizar aplicações como InShot, Adobe Premiere Rush e Kine Master. 

6. Reafirme o que foi dito com texto

Ainda no campo da edição, é importante trabalhar áudio, vídeo e texto de maneira sincronizada. Isto é, digamos que o vendedor se encontra dentro do carro a listar as tecnologias como “e aqui temos o ar-condicionado digital, piloto automático,…”.

A cada destaque, é interessante acrescentar na base do vídeo o texto com o nome do que foi mencionado. Isto contextualiza para o consumidor o que é apresentado e, assim, maximiza a compreensão e o seu envolvimento pelo que assiste.

7. Seja transparente

Os consumidores podem ser desconfiados por natureza. No entanto, em períodos de crise, a consciência com os gastos exige ainda mais atenção e planeamento, o que significa que todos os clientes se tornam mais críticos e cautelosos. Portanto, é muito importante que não deixe espaço para dúvidas.

O objetivo do marketing digital para a venda de carros não é deixar a pulga atrás da orelha do seu consumidor, mas sim concentrar-se em tudo o que pode fazer para o conquistar. Quando se trata de carros, existem muitas curiosidades a serem atendidas, como espaço, conforto, desempenho, economia, praticidade e estilo.

Leia também:

Tópicos relacionados:
Redes sociais:
Dúvidas no Standvirtual?

Aceda à secção de Ajuda

210 738 088 * * Dias úteis das 09h às 18h